O Governo de Pernambuco realiza nesta terça-feira, a partir das 11h, uma coletiva para informar como será o esquema de transporte dos torcedores nos jogos da Copa do Mundo de 2014. Mas o secretário da Copa, Ricardo Leitão, já adiantou à reportagem do Terra algumas das medidas que serão tomadas para evitar os problemas que foram vistos na Copa das Confederações, especialmente na partida entre Espanha e Uruguai, quando houve muito aperto especialmente para os passageiros que desceram na estação Cosme e Damião do metrô.
Com as obras do Ramal da Copa bastante atrasadas, o Governo do Estado decidiu fazer apenas uma pista de duas faixas no trecho entre o Terminal Integrado de Camaragibe e o TI de Cosme e Damião, que também ainda está em obras. A via será utilizada especialmente pelos ônibus do Bus Rapid Transit, que já passam por testes no corredor Leste-Oeste.
O Ramal da Copa é uma importante alternativa de trânsito para a Arena Pernambuco, já que em partidas de bom público tem sido comum longos engarrafamentos se formarem na BR-408 (atualmente o único acesso de grande porte ao estádio). A pista terá cerca de sete quilômetros quando estiver pronta, mas atualmente o trecho que já foi construído liga apenas a sede pernambucana do Mundial à pequena comunidade de Cosme e Damião (no Recife).
Outro ponto bastante importante no plano de mobilidade serão os estacionamentos especiais, de onde sairão ônibus fretados direto para a Arena Pernambuco. Em 2014, segundo o secretário Ricardo Leitão, não será preciso utilizar a Universidade Federal de Pernambuco. Os motoristas serão orientados a utilizar a Exposição de Animais do Cordeiro, Parktel (o mais próximo da Arena Pernambuco) ou o estacionamento privado do RioMar Shopping, em Boa Viagem.
As informações sobre o plano de mobilidade para a Copa do Mundo foram obtidas durante seminário de transparência na Copa do Mundo promovido pelo Instituto Ethos, na Caixa Cultural, no Recife Antigo. A reportagem do Terra irá acompanhar a coletiva nesta terça-feira para detalhar o plano para os recifenses e turistas que vierem para os jogos na capital pernambucana. Inaugurada em 2013, a Arena Pernambuco foi construída em São Lourenço da Mata, a cerca de 20 quilômetros do Centro do Recife.
Fonte :Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário