quarta-feira, 28 de maio de 2014

Primeira usina solar do estado está aberta à visitação



Estudantes de todo o estado terão a oportunidade de conhecer de perto como funciona a geração de energia na Usina Solar São Lourenço da Mata, responsável por até 30% do consumo pela Itaipava Arena Pernambuco. Com finalidade de fazer com que mais pessoas tenham contato com a tecnologia e difundir conceitos de eficiência energética e energias renováveis, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) inaugurou o Centro de Visitação instalado em meio aos 3.652 painéis solares fotovoltaicos.

Toda a infraestrutura foi concebida para explicar de forma simples e didática as atividades realizadas diariamente no local. A usina, uma parceria da Celpe e da Odebrecht, inaugurada em dezembro do ano passado, possui potência instalada de 1 megawatt pico (MWp), capacidade suficiente para gerar 1.500 MWh por ano, o que equivale ao consumo de seis mil habitantes.


Os visitantes que forem à usina terão a oportunidade de conhecer as instalações físicas do local, que vão desde placas fotovoltaicas de diferentes tecnologias a estruturas de suporte, sala de inversores e outros importantes componentes. Na sala onde foi montado o Centro de Visitação, uma equipe apresentará as tecnologias utilizadas da geração de energia, assim como vídeos educativos e a estação de monitoramento e gestão do sistema.

Outro ponto de visitação é a estação meteorológica, que é utilizada para monitorar as condições climáticas locais, disponibilizando dados importantes no âmbito de pesquisas e estudos em energia solar, tais como radiação solar, índice pluviométrico, intensidade e direção dos ventos, temperatura, pressão atmosférica e umidade relativa do ar.

Os visitantes ainda terão a oportunidade de participar de palestras sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica.

Fonte : Blog de Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário