terça-feira, 27 de maio de 2014

Dia do Desafio irá movimentar São Lourenço

Com o objetivo de estimular a prática de esportes e atividades físicas entre os moradores, a cidade de São Lourenço da Mata irá participar, a partir da meia-noite desta terça (27) e ao longo de toda a quarta (28), no SESC do distrito de Tiúma, do Dia do Desafio. O evento, que está em sua 20ª edição, ocorre desde 1980, por meio de uma competição saudável entre as cidades ao redor do mundo. 
Com quatro polos principais, e outros descentralizados, divididos entre escolas, comércio, empresas e academias, o município, que é tricampeão da competição, participando da disputa desde 2011, reuniu no ano passado mais de 40 mil pessoas.
O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, Adalberto Epaminondas, enfatiza que a iniciativa já se tornou uma tradição no município. “Nós da Prefeitura de São Lourenço da Mata temos um comprometimento, que existe desde 2011, quando na ocasião foi aprovado um Projeto de Lei (PL) Municipal, em que insere o Dia do Desafio no calendário oficial da cidade. Além disso, para nós é um orgulho participar e incentivar uma melhor qualidade de vida, por meio das práticas esportivas a nossa população”, enfatiza.
Sobre a competição, a gerente do SESC de Tiúma, Ladjane Carvalho, explica que o município deverá mobilizar boa parte da sua população para poder vencer. “São Lourenço irá disputar com a cidade de Kakauano, do Chile, e deverá desenvolver neste dia atividades esportivas com 45% do seu número de habitantes. Nessa disputa, ganha quem conseguir despertar a necessidade da prática, por pelo menos 15 minutos, com um maior número de pessoas”, diz.
Ainda de acordo com Ladjane, o Dia do Desafio irá iniciar com um aulão de dança. E ao longo desta quarta-feira (28), serão desenvolvidas atividades em escolas, comércio, empresas, academias, parques e praças, do centro e dos distritos de São Lourenço. Para monitorar todas as atividades, a gerente do SESC explica como será feita a fiscalização.
“O SESC disponibilizou o número 0800 3216 1688 para que a população possa ligar e informar a nossa central, onde, a que horas, quantas pessoas e qual modalidade esportiva está sendo praticada, para que possamos contabilizar o número de pessoas e atividades envolvidas. Estaremos também com monitores que irão acompanhar e fiscalizar os exercícios”, explica.
Saiba um pouco mais sobre O Dia do Desafio - Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da The Association For International Sport for All (TAFISA), e conta com o apoio da International Sport and Culture Association (ISCA) e da UNESCO.
A ação trata-se de uma realização das prefeituras, por meio de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.
Em 2014, o Dia do Desafio irá acontecer dentro de uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.
Programação

Polos Principais

Distrito de Tiúma – SESC
Distrito de Matriz da Luz – Praça Central
Centro da Cidade - Praça Carlos Wilson
Centro da Cidade - Academia das Cidades

Polos Descentralizados
Distrito de Lajes – Rede de Ensino particular e pública de Ensino
Centro da Cidade – Comércio, Rede Ensino particular e pública, Empresas e Academias.

Fonte :Redação-SECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário