quinta-feira, 10 de abril de 2014

Prefeituras começam a usar aplicativo para receber reclamação de cidadãos

EBCEBC
Possibilitar e facilitar aos cidadãos fiscalizarem ou avaliarem serviços e instalações públicas ou ainda proporem alterações neles. Esse é o objetivo de app utilizado pela prefeitura de Curitiba (PR) e que deverá funcionar também em outros Municípios. A iniciativa permite reclamar de algum problema na cidade via aplicativo instalado no smartphone e receber um posicionamento da administração municipal.
 
Alguns Municípios já utilizavam o Colab como um canal informal de contato, mas agora elas começam a institucionalizar o aplicativo, tornando-o um meio oficial de levar pleitos ao poder público. Teresina (PI), Cuiabá (MT) e a Rondonópolis começarão a utilizar a ferramenta. Além disso, há negociação com outros 50 Municípios.
 
A medida é uma parceria entre a prefeitura e o app Colab. Com isso, as reclamações e as sugestões registradas no sistema do programa são direcionadas diretamente ao poder público, e o cidadão acompanha a resolução do problema.
 
Em uma semana de funcionamento, mais de 130 solicitações haviam sido encaminhadas à prefeitura pelo Colab, das quais 40 foram destinadas ao departamento responsável pela resolução do problema e nove, resolvidas. Segundo Gina Paladino, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, é preciso "ousadia coletiva" da administração pública para levar o tradicional "Fale Conosco" para o mundo dos aplicativos, "porque é uma solução sistêmica".
 
Colab
O Colab nasceu como uma rede social onde comunidade podia apontar a existência de um buraco em uma rua ou a iluminação deficiente de um local. Com a parceria com uma prefeitura, essas queixas são direcionadas diretamente ao departamento responsável. Em 2013, o aplicativo foi eleito o melhor aplicativo urbano do mundo. A iniciativa está presente na web ou sob a forma de app.
 
Fonte:Agência CNM, com informação do G1

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