sábado, 19 de abril de 2014

Mutirão para regularizar situação eleitoral



Eleitores recifenses em situação irregular junto à Justiça Eleitoral terão mais uma chance para regularizar o título de eleitor. Além de atender quem deseja fazer o primeiro título, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza um mutirão, a partir desta terça-feira (22), para transferir o domicílio ou regularizar alguma pendência, incluindo os que tiveram o documento cancelado após o fim da revisão biométrica. O novo esquema de atendimento segue até o dia 7 de maio, data de fechamento do cadastro eleitoral.

O esquema de funcionamento que vinha atendendo eleitores sem agendamento prévio pela internet foi suspenso em alguns postos do TRE. De 22 a 30 de abril, o mutirão será feito sem a necessidade de agendamento, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em apenas quatro postos: Cartório Eleitoral dos Cinco Pontas (800 senhas diárias), Juizado Especial da Imbiribeira (700 senhas diárias), posto da Avenida Rui Barbosa (2.400 senhas diárias) e posto da Caxangá (460 senhas diárias).

Já nos outros cinco pontos de atendimento, os serviços só poderão ser feitos com a realização do agendamento prévio pelo site do TRE ou pelo telefone 3194.9400. Os locais são: Fórúm Joana Bezerra, cartórios eleitorais do Arruda e de Areias, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e na Câmara de Vereadores do Recife, que terá o mesmo horário, exceto nas sextas-feiras, passando a atender das 8h às 13h. O ponto de atendimento do Expresso Cidadão do Shopping Rio Mar atenderá das 9h às 12h e das 13h às 18h. Não serão realizados atendimentos ao sábados e domingos.

Segundo a assessoria do TRE, os atendimentos entre os dias 2 e 7 de maio só
serão feitos unicamente através do agendamento prévio, sem a distribuição de senhas, visando evitar a sobrecarga dos postos e as filas constatadas no dia 30 de março no fim do prazo do recadastramento biométrico.

Documentos necessários
O eleitor que procurar o Tribunal Regional Eleitoral para se regularizar deverá apresentar os documentos de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o comprovante de residência. O eleitor que não comparecer para o recadastramento até o  dia 7 de maio, não estará apto a votar nas eleições deste ano e só poderá recuperar o documento após as eleições.

O cancelamento provoca a perda de direitos como emissão de passaporte, inscrição em benefícios sociais como o Programa Bolsa Família, tomada de posse em concursos e matrícula em instituições públicas.


Fonte:Filipe Barros - Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário