sábado, 20 de janeiro de 2024

Janela de oportunidades

 

Foto: Ricardo Stuckert

Presente ontem (19) na cerimônia de transmissão de cargo do Comando Militar do Nordeste e também na assinatura do Termo de Compromisso para a implantação da Escola de Sargentos do Exército em Pernambuco, o ministro da Defesa, José Mucio, exaltou, durante discurso no CMNE, a importância do equipamento para o estado.

Com investimento de R$ 1,8 bilhão, a escola será o maior projeto do Exército desde a década de 1940 e deve gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos no período das obras. A ESE também formará 2.200 militares em 16 especialidades. “Esse é um empreendimento capaz de mudar a vida de muitas pessoas que moram na região”, afirmou Mucio.

Desde o início das discussões para a instalação da escola que existia um debate intenso sobre a preservação ambiental do local. Mas ficou bem definido que práticas inovadoras voltadas à sustentabilidade serão adotadas, o que deve neutralizar qualquer novo questionamento sobre a iniciativa, que abrirá uma grande janela de oportunidades na localidade.

Bem na fita – Visto com desconfiança por alguns militares, durante o período eleitoral, o presidente Lula vem, aos poucos, quebrando essa resistência com gestos e ações voltadas para o seguimento. À frente do Ministério da Defesa, José Mucio tem contribuído bastante para aproximar o Planalto e as Forças Armadas.

Previsão – Caso já seja aprovada no retorno dos trabalhos legislativos, a entrega do Título de Cidadão Recifense ao deputado Carlos Veras (PT) e proposta pela vereadora Liana Cirne (PT) deve acontecer após o dia 20 de fevereiro. O projeto foi apresentado na Casa de José Mariano no fim do ano passado.

Continuidade – O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), que atualmente é vice-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, está se preparando para assumir o cargo de presidente no dia 1º de março. A mudança no comando da Amupe é fruto de um acordo fechado ainda no ano passado.

Previsão – O ato de filiação da advogada Eugênia Lima ao Partido dos Trabalhadores vem sendo debatido internamente na legenda e tudo indica que aconteça em março. Em 2022, ela disputou o Senado pelo PSOL e conquistou 45.358 votos, quase seis mil deles em Olinda, onde está concentrada sua base eleitoral.

Disputa acirrada – Embora aconteça só em novembro, a disputa para à presidência da OAB Pernambuco já está aquecendo os bastidores do mundo jurídico. A eleição deverá mobilizar mais de 40 mil advogados de todo o estado e deve polarizar entre Almir Reis, nome de oposição, e Ingrid Zanella, atual vice.

Fonte :Blog Cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário