quinta-feira, 24 de abril de 2014

TSE lança Programa Educativo Eleições 2014



A exposição do Museu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intitulada “Voto no Brasil: uma História de Exclusões e Inclusões” receberá a partir da tarde desta sexta-feira (25) a visita de grupos de alunos de escolas públicas e privadas do Distrito Federal. A iniciativa faz parte do Programa Educativo Eleições 2014, que abrirá as portas do TSE duas vezes por semana para visitas guiadas de estudantes ao Museu.

O Programa Educativo Eleições 2014 destina-se a alunos do ensino fundamental e médio, com idades de 13 a 17 anos. O objetivo é conscientizar esses futuros eleitores sobre a importância do voto na história do país. Os jovens visitantes serão recebidos por funcionários do Museu, que orientarão o grupo pela exposição. Em seguida, os estudantes participarão da oficina educativa que tem o objetivo de fixar e desenvolver o conteúdo apresentado durante a visita guiada, por meio de atividades lúdicas que se concluem com uma votação simulada.

Organizada em parceria com o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a exposição “Voto no Brasil: uma História de Exclusões e Inclusões” conta a história do processo eleitoral no Brasil, desde 1532 até a atualidade. Em três ambientes que representam os períodos da Colônia, Império e República, são retratados os processos de inclusões e exclusões que marcaram a evolução das eleições no Brasil, tendo como foco principal os principais personagens dessa história em cada época.

São exibidas peças pertencentes aos acervos de diversos museus de todo país: Museu Imperial de Petrópolis (RJ), Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes e Museu da República, além do próprio Museu da FAAP. Colecionadores particulares e o acervo do TSE também contribuíram para o conjunto da exposição, que reúne diversos objetos, documentos históricos e reproduções de obras de artistas como Aleijadinho, Di Cavalcanti, Portinari, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e dos grafiteiros Osgemeos, numa mostra que abrange a produção artística brasileira do século XVII ao XXI.

Para marcar uma visita, as escolas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail  ou pelo telefone (61) 3030-9281. As visitas ocorrerão, preferencialmente, às terças e quintas-feiras das 14h30 às 16h. Será atendida uma turma por dia, com grupos de 25 pessoas em média.


Fonte : TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário