terça-feira, 8 de abril de 2014

Alunos de 5.533 Municípios participarão da Olimpíada Brasileira de Matemática, em 2014

Pref. Arapiraca (AL)Pref. Arapiraca (AL)
Mais de 18 milhões alunos de 46.698 escolas e 5.533 Municípios se inscreveram para a10.ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Portanto, crianças e adolescentes de 99,41% dos Municípios brasileiros vão participar da Obmep 2014 e concorrer a medalhas e menções honrosas.

Entre os Estados com maior número de inscritos estão São Paulo, com 3.497.224 alunos, e Minas Gerais, com 1.936.366 participantes. As inscrições terminaram em todo o Brasil no dia 21 de março.
A Obmep visa o estimulo de estudantes da rede pública ao estudo da matemática. Durante os anos que é realizada, revela talentos. Podem participar da Olimpíada alunos do 6.º e 7.º anos do ensino fundamental, que fazem a prova do nível 1; estudantes do 8.º e do 9.º anos, que respondem à prova do nível 2; e os alunos de 1.º, 2.º e 3.º anos do ensino médio, que fazem a prova do nível 3.
Fases
A primeira fase da Olimpíada terá início no dia 27 de maio e todas as séries respondem a prova de 20 questões objetivas no mesmo dia. As escolas recebem os gabaritos de cada nível da Obmep para corrigir as provas. Assim, a escola pode selecionar 5% dos alunos que obtiveram a melhor pontuação.

Os estudantes mais bem colocados respondem a segunda fase da prova com seis questões dissertativas, para serem expostos os cálculos e o raciocínio utilizado. Esta etapa ocorre em 9 mil centros de aplicação espalhados pelo País. As provas são corrigidas por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da Olimpíada.
Professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação também devem ser premiadas de acordo com o desempenho dos alunos. Material de apoio para as provas podem ser acessados na página da Obmep na internet.
Fonte:CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário