sexta-feira, 17 de julho de 2009

Fundo de Participação dos Municípios (FPM) PODE PASSA DE 22% PARA 27%

São Lourenço da Mata pode ser beneficiado com a proposta do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) a intenção do parlamentar e acaba com a humilhação dos prefeitos correndo a Brasília atrás de emendas ao Orçamento para compensar os pequenos recursos que dispõem.
.
Se a proposta do senador passa veja como vai ficar

- A União, atualmente com 52% dos recursos, passaria a receber 45%

- Os Estados (FPE) passaria dos atuais 21,5 para 23%;

- Os Municípios hoje com 22%, ficaria com 27%;

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) apresentou em Plenário nesta quinta-feira (16) proposta de emenda à Constituição (PEC) que modifica percentuais de distribuição dos valores arrecadados com a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Renda, destinando mais recursos a estados, municípios e a fundos constitucionais. A PEC, anunciou, é uma homenagem à 12ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Pela proposta, explicou o senador, a União, atualmente com 52% dos recursos, passaria a receber 45% do montante arrecadado; o Fundo de Participação dos Estados (FPE) passaria dos atuais 21,5 para 23%; o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), hoje com 22%, ficaria com 27%; e os fundos constitucionais voltados ao desenvolvimento regional, atualmente contemplados com 3% dos recursos, passariam a receber 4% do total. O parlamentar explicou que a proposta mantém o aumento de um ponto percentual já conquistado pelos municípios por meio da Emenda Constitucional 55/2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário