quinta-feira, 2 de julho de 2009

Prefeitura é parceira dos artesãos de São Lourenço na X Fenearte

Caboclos de Lança serão um dos destaques do artesanato do município
.
De São Lourenço da Mata para o mundo. É este o pensamento dos artesãos do município que irão participar da X Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que reúne anualmente artistas do mundo inteiro. Para não deixar ninguém de fora e exibir as peças produzidas pelos artistas locais, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Juventude, oferece todo o apoio aos artistas durante os dez dias da feira, que começa nesta sexta-feira (03), no Centro de Convenções, em Olinda.

Os dois stands que abrigarão o trabalho dos artesãos locais já foram garantidos pela Prefeitura e contarão com folders, banners e uma TV de plasma para promover a cultura local e chamar mais atenção para as obras dos são lourencences, sem nenhum custo para os mesmos. De acordo com o secretário de Cultura, Esportes e Juventude, Adalberto Epaminondas, o incentivo traduz uma marca da nova gestão.

“É uma prioridade do prefeito Ettore Labanca a valorização do trabalho dos artistas locais. São Lourenço da Mata tem um berço de grandes artistas, por isso temos a meta de divulgá-los”, explicou. Ao todo serão dezoito artesãos que irão expor as peças durante a Fenearte. Todos eles compõem o grupo Artesão da Terra, que existe há seis anos no município.

Para uma das fundadoras do grupo, a artesã Rosimere de Jesus Almeida, o apoio da Prefeitura é fundamental. “É vantajosa a ajuda da Prefeitura porque não teremos despesa alguma na feira. Se tivéssemos que comprar os stands, não iríamos expor, pois não teríamos como pagar”, afirmou.

Para Rosimere, a ajuda da Prefeitura de São Lourenço da Mata é ainda fundamental para a continuidade do trabalho dos artistas. “Um artesão trabalha o resto do ano com o dinheiro que ganha durante a Fenearte.”, disse. Entre as obras que serão expostas, estão a arte em bambu, o crochê, a pintura em tecido, as telas, as bijuterias, a arte em meia de seda e a reciclagem, além de santos feitos de cerâmica e pó de serra, e os caboclos de lança.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário