sexta-feira, 10 de julho de 2009

CRAS e Fundação Altino Ventura realizam exames oftalmológicos em Matriz da Luz

Dos cinco sentidos do corpo humano, talvez a visão seja a que mais afeta o comportamento de uma pessoa em caso de deficiência. Pensando nisso, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e a Fundação Altino Ventura realizam, neste sábado (11), das 8h às 12h, exames oftalmológicos na população do distrito de Matriz da Luz. A ação também conta com a participação das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do local.

Pessoas a partir dos 12 anos poderão realizar exames que detectam problemas como catarata, glaucoma, miopia, hipermetropia, entre outros. Caso sejam diagnosticados o glaucoma ou catarata, por exemplo, os pacientes serão encaminhados para tratamento na Fundação, no Recife. Em casos de miopia e hipermetropia, serão fornecidas as receitas para a elaboração de óculos.

O objetivo da ação é aproximar a população mais distante de serviços oferecidos apenas nos centros urbanos. “Até pouco tempo, a população de áreas distantes, como Matriz da Luz, não tinha acesso a esses tipos de serviços. Precisavam se deslocar bastante e com isso muitas pessoas não procuravam o serviço”, justificou Karine Medeiros, coordenadora do CRAS. “Não é só o cidadão que precisa procurar atendimento. O serviço também precisa ir ao encontro da população”, completou.

Além dos exames oftalmológicos, serão oferecidos os serviços essenciais do CRAS. Quem procurar a sede do CRAS de Matriz da Luz (Rua Ersina Lapenda, 148), poderá pegar informações sobre o Bolsa Família, sobre as coordenadorias da Mulher e do Idoso, orientação para encaminhamento a serviços de cartório, plantão de benefícios, serviços do Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), entre outros. Também serão oferecidos serviços dos PSFs do distrito, como aferição de pressão e vacina contra gripe para idosos.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário