quarta-feira, 8 de julho de 2009

PSF da Beira Rio combate a hipertensão com o “Hiperdia”

A hipertensão é uma doença que acomete grande parte da população brasileira. Em São Lourenço da Mata, o quadro não é diferente. Embora haja prevenção e tratamento, muitos desconhecem as causas e conseqüências da doença. Tendo em vista a dimensão do problema, a Secretaria de Saúde da Prefeitura promove, durante as segundas e quartas-feiras de cada mês, o Hiperdia, no PSF Beira Rio. O cuidado da Prefeitura com a saúde dos são lourencences já trouxe bons resultados e conseguiu reunir cerca de cem pessoas nos últimos encontros. Mas as novas ações e os números só tendem a crescer.

Segundo a Diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde da Prefeitura, Marta Ramos, a importância do Hiperdia vai além do tratamento da doença. “O principal trabalho da gestão não é só oferecer consultas, mas sim realizar a promoção e prevenção da saúde, através da mudança de hábito dos moradores de São Lourenço, que hoje não têm uma dieta balanceada e não fazem caminhadas”, explicou.

Para o doutor Luiz Dantas, coordenador do evento, a população tem que ser alertada sobre a hipertensão. “Nas reuniões nós esclarecemos as conseqüências dos problemas para que os hipertensos saibam mais sobre a doença e vejam a necessidade de mudanças”, afirmou.

Na programação do Hiperdia estão palestras em data show que trazem orientações clínicas para os problemas causados pela doença, além da prevenção e tratamento. No local, os participantes também podem aferir a pressão e aprender como ter uma vida normal mesmo com a hipertensão. Também há a distribuição de medicamentos e lanches para os presentes.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário