terça-feira, 28 de julho de 2009

Prefeito cria Secretaria Municipal de Segurança Comunitária. Secretário Maciel Rogério acumula a pasta

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Sempre preocupado com a segurança da população de São Lourenço da Mata, o prefeito Ettore Labanca (PSB) promoveu a criação da Secretaria Municipal de Governo e Segurança Comunitária. O projeto de lei foi aprovado, por unanimidade, pela Câmara de Vereadores do município na última sexta-feira (24). A Política Municipal de Segurança Pública Comunitária trabalhará com ações preventivas de enfrentamento à violência e criminalidade. Além da criação da nova secretaria, também foi aprovada a instituição do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), responsável pela articulação das ações relativas ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) no município.

De acordo com o secretário de Governo, Maciel Rogério, que irá acumular também esta função, a criação da nova secretaria significa uma estruturação maior do governo municipal para receber investimentos na área de segurança. “Com a criação da secretaria, poderemos receber mais investimentos tanto do governo estadual, como federal, a exemplo do que aconteceu quando nós fomos contemplados com o Pronasci, do Ministério da Justiça”, destacou o secretário.

Entre as ações que caberá a nova secretaria está a municipalização do trânsito, a criação de postos de guarda nos bairros, e a estruturação de uma guarda municipal para atuar em parceria com as polícias militar e civil. Caberá a guarda municipal, que a princípio deverá contar com um efetivo de 50 homens e mulheres e com previsão entrar em operação nos próximos meses, cuidar da segurança dos eventos no município, a segurança dos órgãos e monumentos públicos, e ações comunitárias, dentre outras. Já em relação a municipalização do trânsito, o benefício será um maior controle e fiscalização das vias públicas e dos veículos que trafegam por elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário