quarta-feira, 22 de julho de 2009

São Lourenço sedia Fórum de Gestores de Cultura da Região Metropolitana do Recife

Sempre voltada para a valorização dos artistas locais, a Secretaria de Cultura, Esportes e Juventude da Prefeitura de São Lourenço da Mata, sediou, nesta última terça-feira (21), pela primeira vez, a quarta edição do Fórum de Gestores de Cultura da Região Metropolitana do Recife. O evento reuniu os catorze secretários de cultura destes municípios, e São Lourenço da Mata estava representado pelo secretário de Cultura Adalberto Epaminondas, que dá seguimento aos projetos culturais da cidade.

O Fórum é marcado por um intercâmbio de idéias, práticas e projetos para desenvolver a cultura local e potencializar as ações dos municípios na área. Na pauta desta última reunião estava a discussão sobre as propostas de emendas na Lei de Cultura do Estado, apresentada pela representante da Fundarpe, Teca Carlos, e as Conferências Municipais, Estadual e Nacional de Cultura.

Dentre as linhas de ação da Política Pública de Cultura, que consta na Lei do Estado, estão a Gestão Participativa, o Fomento à Produção Cultural, o Desenvolvimento Cultural e Cidadania, a Economia da Cultura, o Patrimônio Cultural, a Comunicação da Cultura e a Formação Cultural. Até o final do mês de setembro cada município da Região Metropolitana do Recife tem que ter formado o seu Conselho Municipal de Cultura, composto por membros das secretarias e da sociedade civil.

Em São Lourenço da Mata, a criação do Conselho já está em andamento e vai contar com membros de diversos segmentos da cultura local. Segundo o secretário de Cultura, Esportes e Juventude de São Lourenço da Mata, Adalberto Epaminondas, “o conselho vai dar voz, voto e participação a todos os segmentos artísticos locais e da sociedade civil e pública”. E até o final do ano está prevista também a criação do Fundo Municipal de Cultura para receber as verbas destinadas à pasta. De acordo com o secretário, a ação será de extrema importância para a fomentação da cultura local. “O Fundo Municipal vai trazer transparência às verbas destinadas às obras culturais e promover a interação dos artistas locais e de pessoas envolvidas com a cultura”, explicou.

O secretário ressaltou ainda a importância da participação de São Lourenço da Mata no Fórum de Gestores de Cultura. “O Fórum proporciona uma interação de São Lourenço no meio cultural do Estado de Pernambuco, criando uma identidade cultural e levando o município a esse cenário. Pois além de sermos a Cidade da Copa, temos um acervo cultural e histórico inestimável. E possuímos ainda a segunda igreja mais antiga de todo o Brasil, a de Matriz da Luz”, contou.

Durante a reunião já foi acertada a nova data do próximo fórum. Será nesta segunda-feira (27), às 14h30, na Prefeitura de Olinda. Os secretários irão discutir pontos relevantes da Lei de Cultura do Estado para ser aplicado aos municípios.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário