sábado, 19 de março de 2011

Sesc PE oferece programação para homenagear Dia do Teatro e Circo

Em homenagem ao Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo, comemorado no próximo dia 27, o Sesc Pernambuco vai oferecer programação especial de espetáculos e oficinas durante uma semana. Confira como serão as atividades nas unidades do Sesc em Santo Amaro, Casa Amarela, Piedade, Petrolina e Sesc Ler São Lourenço da Mata.

Sesc Petrolina

A abertura acontece no Sesc Petrolina, que realiza, deste sábado (19) até o próximo dia 27, a Trup Mostraa Errante. O evento traz a trajetória da Trup Errante (BA/PE), que completou cinco anos no último dia 4. A programação conta com espetáculos, exposição, debates, leituras e ensaios abertos, além de oficinas. A entrada para assistir às peças custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). As atividades formativas são gratuitas.

Na abertura, o público vai poder conferir o infanto-juvenil “Fabulosas Histórias do Rio São Francisco”, às 16h30, que aborda questões ecológicas, educativas e culturais contando a história de Chiquinha e suas aventuras no Rio São Francisco.

À noite, às 20h30, o grupo apresenta “A Dona da História”, com texto de João Falcão e direção de Thom Galiano. A peça conta a história de duas mulheres, uma com 20 e outra com 50 anos, interpretadas pelas atrizes Cátia Cardoso e Raphaela de Paula. Elas conversam sobre suas vidas, trocam conselhos, discutem escolhas, traçam novas possibilidades. Mas com um detalhe: as duas são a mesma pessoa.

Entre as ações formativas, a proposta é de interagir e dialogar com o público-aluno, através de leituras dramatizadas, como a do texto Zé Vagão, na próxima terça-feira (22), às 10h, e da conversa com os grupos atuantes, na quinta-feira (24), às 19h. Os interessados podem se inscrever ainda para participar das oficinas de direção, confecção de máscaras, voz e ritmo e construção de partitura para cena.

Sesc Santo Amaro

No Sesc Santo Amaro, será realizada a Mostra de Teatro para a Infância e Juventude, com peças voltadas para crianças e adolescentes. As apresentações acontecem no Teatro Marco Camarotti, com início neste domingo (20), seguindo até a próxima sexta-feira (25).

Na abertura, a criançada vai curtir os espetáculos “A Menina que Buscava o Sol”, às 10h30, e “Guerreiros da Bagunça”, às 16h. A programação segue com “Palhaçadas – Histórias de um Circo sem Lona”, “Reprilhadas e Entralhofas – Um Concerto para Acabar com a Tristeza”, “Historinhas de Dentro” (foto), “Minha Cidade” e “No Meio da noite Escura tem um Pé de Maravilha”.

O público também pode aproveitar para fazer a oficina de Iniciação de Técnicas Circenses, com Bóris Trindade. As aulas serão de 21 a 25, das 9h às 11h, no Sesc Santo Amaro. As inscrições são gratuitas. As vagas são para crianças com idade entre 6 e 9 anos.

Sesc Piedade

No dia 21, é a vez do Sesc Piedade abrir a Semana de Homenagem ao Teatro e ao Circo, com três polos de apresentação: Sesc Piedade, Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes e Mercado das Mangueiras.

O espetáculo de abertura, “A Morte do Artista Popular”, fica por conta dos alunos concluintes da Escola Sesc de Teatro do Sesc Piedade sob a direção de Antônio Cadengue. A encenação acontece na Estação Cultural Senador Ermírio de Moraes, em Piedade, às 19h.
Na Estação Cultural, serão apresentados ainda “Um Rito de Mães, Rosas e Sangue”, “O Amor de Clotilde por um Certo Leandro Dantas”, “Circo Godot” e “Palhaços em Conserto”.

Já no dia 25, às 19h, haverá a intervenção de circo com a Escola Pernambucana de Circo e o lançamento do livro “Circo Social – A Experiência da Escola Pernambucana de Circo”, do pesquisador e gerente do Sesc Piedade Rudimar Constâncio. Encerrando a noite, haverá show da cantora Allexa Vieira.

No Mercado das Mangueiras, em Prazeres, a programação vai de 23 a 26 de março, com apresentações às 10h (exceto dia 24, às 16h) com classificação livre. Os espetáculos focam na temática do circo e dos artistas de rua. No Sesc Piedade, os espetáculos “Reprilhadas e Entralhofas – Um Concerto para Acabar com a Tristeza”, no dia 26, às 15h, e “No Meio da Noite Escura tem um Pé de Maravilha”, no dia 27, às 15h, fazem a alegria da criançada.

Entre as ações formativas, a Semana de Homenagem ao Teatro e ao Circo traz as oficinas “Introdução às Técnicas Circenses”, com Damiano Massaccesi (Itália), de 21 a 24, das 9h às 13h, e “Palavra Cruzada: O Processo de Trabalho no Teatro de Rua”, com os grupos Loucos da Maciel (Recife) e Teatro de Retalhos (Arcoverde), no dia 26, às 14h. Ambas as ações são gratuitas.

Sesc Ler São Lourenço da Mata

De 21 a 25 de março, o Sesc Ler São Lourenço da Mata apresenta os espetáculos adultos “Hora de Ascenso” (21), “Um Torto” (22) e “O Amor de Clotilde por um Certo Leandro Dantas” (24). As peças serão encenadas às 19h30. Já os infantis “Fabulário” (23) e “A princesa e o Rio das Capivaras” (25), serão apresentados em duas sessões, às 10h e às 15h.

Sesc Casa Amarela

O Sesc Casa Amarela apresenta, no Teatro Capiba, sempre às 20h, os espetáculos “Os Embromation” (22), “Delicado” (23), “Madleia + ou – Doida” (24), “MEDÉAponto” (25) e “O Amor de Clotilde por um Certo Leandro Dantas” (26). No dia 27, o Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel apresenta o espetáculo “Pólo Marginal”, às 16h, no Alto José do Pinho.

A programação conta, ainda, com leitura de contos na biblioteca do Sesc Casa Amarela, às 16h, de 22 a 25. Entre os autores estão Breno Fitipaldi, Nelson Rodrigues, Caio Fernando Abreu e Lúcia Bettencourt. As leituras serão feitas por Ana Flávia, Grupo Repertório de Teatro, Ana Dulce e Nelson Lafayette.

De 23 a 26, às 14h, o Cineclube Coliseu exibe os filmes “O Beijo no Asfalto” e “Dona Flor e Seus Dois Maridos, com direção de Bruno Barreto, “Bye Bye Brazil”, de Carlos Diegues, e “O Caminho das Nuvens”, de Vicente Amorim. As produções nacionais abordam aspectos do nosso cotidiano.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones de cada unidade.

SERVIÇO:
Sesc Casa Amarela: Av. Professor José dos Anjos, 1190 - Casa Amarela / Recife - PE
Telefone: (81) 3267-4400

Sesc Piedade: Av. Beira-mar s/n Praia de Venda Grande - Piedade / Jaboatão dos Guararapes - PE
Telefone: (81) 3361-0097

Sesc Santo Amaro: Rua do Pombal, s/nº - Santo Amaro / Recife - PE
Telefone: (81) 3216-1713 / 3216-1714 / 3216-1715

Sesc Ler São Lourenço da Mata: Avenida das Pêras, 56, Tiúma – São Lourenço da Mata – PE.
Telefone: (81) 3525-9033

Sesc Petrolina: Rua Dr. Pacífico da Luz, nº 618 - Centro de Petrolina - PE
Telefone: (87) 3866-7474


Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário