sábado, 26 de março de 2011

Pesquisa constata aumento no número de cupins na RMR

Os cupins estão aterrorizando muitos moradores da Região Metropolitana. Uma pesquisa da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) constatou o aumento no número desses insetos nas áreas urbanas. Um dos motivos apontados pelo estudo é a destruição das reservas de mata.

A pesquisa foi desenvolvida por professores e alunos do Departamento de Biologia da UFRPE. Durante dois anos, eles visitaram mil casas. No Recife, em São Lourenço da Mata, Olinda, Paulista e Cabo de Santo Agostinho.

De acordo com os pesquisadores, apenas uma cupim rainha e capaz de depositar oitenta mil ovos de uma vez. No estudo, foram identificados cupins de sete espécies diferentes e foi possível constatar que a presença deste inseto vem aumentando no Grande Recife. A coordenadora da pesquisa, Auristela Albuquerque, apontou algumas razões. “Este aumento está diretamente relacionado à construção das nossas cidades em áreas de Mata Atlântica, ambiente propicio para desenvolvimento de cupins”, afirmou.

O aposentado, Djalma Félix da Silva mora no bairro de Dois Irmãos, um dos mais infestados do Recife. Ele localizou vários caminhos de cupim. Numa das trilha, os insetos estavam em grande atividade e um caso raro: o ninho dos cupins estava bem na sala da casa. “Nós colocamos mata cupim, fizemos tudo que era para ser feito, mas não deu jeito”, contou.

O professor do Departamento de Biologia da UFRPE, Marco Aurélio Paes de Oliveira, fez um alerta: tentar resolver o problema por conta própria, como fez o aposentado, não é a melhor maneira de se combater os cupins. “O ideal é contratar uma empresa especializada que irá avaliar a situação e realizar o serviço especifico para o caso. Fazer o serviço sozinho pode acabar alastrando ainda mais o cupim e causando problemas de intoxicação nos moradores”, esclareceu.



Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário