sexta-feira, 25 de março de 2011

Reunião discutiu adoção de medidas para garantir benefício do Bolsa Família

A Secretaria de Assistência Social de São Lourenço da Mata, através do Programa Bolsa Família, promoveu na manhã desta quinta-feira (24), um encontro com os agentes de saúde do município a fim de resolver problemas relacionados às condicionalidades do programa. O encontro aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e contou com a presença de 120 agentes, médicos, enfermeiros, nutricionistas e representantes do Bolsa Família.

De acordo com a diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Betânia Barros, a reunião aconteceu logo após a equipe do Bolsa Família identificar que os dados de acompanhamento da saúde, necessários para que o beneficiário continue a receber o Bolsa, estavam baixos e sem o acompanhamento devido.

“São informações obrigatórias que precisam estar atualizadas, como a vacinação e o peso das crianças de 0 a 6 anos, e que muitas famílias estavam sem apresentar esses números. Resolvemos nos reunir com os agentes, que trabalham diretamente com a população, para identificar o porque dessa ausência e garantir que a população não sofra penalidades”, concluiu.

Além do acompanhamento na área da saúde para garantir o recebimento do Bolsa Família, a família beneficiária precisa também comprovar dados da educação como a freqüência escolar do filho de 6 a 17 anos, e participar dos serviço da Assistência Social oferecidos para crianças e adolescentes de até 15 anos em risco ou retiradas do trabalho infantil.

“Estamos divulgando onde a população deverá fazer, a partir de agora, seu acompanhamento médico. O importante é que a população que recebe o bolsa vá a um posto para que possamos fazer um atendimento detalhado, com promoção da saúde, evitando maus hábitos como a desnutrição e a obesidade, proporcionando uma vida mais saudável a população de São Lourenço. Não basta só pesar o bebê, por exemplo, é preciso um atendimento de prevenção e promoção da saúde que junto ao Programa Bolsa família ajuda a erradicar a miséria no município”, explicou a médica Marta Cavalcanti.

Segundo dados da Secretaria de Assistência Social de São Lourenço, hoje mais de 13 mil famílias são atendidas pelo Programa Bolsa Família, e dessas, 60% dependem diretamente do benefício. “Não podemos deixar que pequenas falhas bloqueiem o benefício dessas pessoas que é uma ajuda boa não só para a população, mas também para o município, que recebe recursos do Governo Federal para investir na gestão do Programa e aplicar em áreas como capacitação profissional, geração de trabalho e outros programas”, disse o supervisor do Bolsa Família em São Lourenço, Glébson Diógenes.

Atendimento – Quem tiver alguma dúvida sobre o Bolsa Família pode procurar a sede do programa no município, que fica na Av. Oito de Maio, 45, na subida de Chã da Tábua em São Lourenço da Mata. O atendimento é feito de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, telefone: 3525.1906 / 3525. 3779.


Fonte: Prefeitura SLM
Roberta Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário