quinta-feira, 24 de março de 2011

Secretaria de Saúde inicia programa de combate a Esquistossome em Matriz da Luz e bairros ribeirinhos

Dando continuidade ao Programa de Combate a Esquistossomose, a Secretaria de Saúde de São Lourenço da Mata, através da Divisão de Vigilância Ambiental deu início ao cadastramento de pessoas para a realização de exames com o intuito de detectar a presença da infecção.Durante todas as segundas-feiras do primeiro semestre de 2011, o Posto de Saúde da Família do Distrito de Matriz da Luz estará realizando o exame, das 7h30 às 16h.

“Inicialmente, este programa vai se concentrar nas áreas rurais e nos bairros que tem proximidades as margens ribeirinhas como o bairro de Tiúma, Nova Tiúma, Pixete, Prego, Muribara, Constantino, Beira Rio, Barro Vermelho, Penedo e o distrito de Lages”, explicou o Gerente da Vigilância Ambiental do município, Gilberto Miguel.

No segundo semestre as demais localidades também receberão a visita da equipe de controle da esquistossomose, que este ano tem como meta realizar oito mil exames. Em 2010, o Programa de Combate a Esquistossomose atendeu cerca de duas mil pessoas. Em breve serão divulgadas as datas de atendimentos nos outros bairros.

Fique atento aos Sintomas da Esquistossomose

* Momento da infecção: reação tipo alérgica na pele com coceira e vermelhidão;
* De 4 a 8 semanas: febre, calafrios, dor de cabeça, dores abdominais, náuseas, vômito e tosse seca. Nessa fase o indivíduo tem um aumento do fígado e do baço em virtude da contaminação. Esses sintomas, geralmente desparecem em poucas semanas.

Fonte: Prefeitura SLM
Belisa Mendes







Nenhum comentário:

Postar um comentário