sábado, 18 de dezembro de 2010

São Lourenço sofre com fumaças saídas do lixão


Apois varias reivindicações feitas por moradores da Chã da Tábua e bairros adjacentes no programa Revista da Cidade na Rádio Damata FM, programa apresentado pelo radialista Mário Silva. Fez com que o reporte do Blog do Mário Jotha Cláudio esteve no lixão para conferir de perto as agruras que a comunidade da Chã da Tábua e boa parta da cidade vem passando dez da quinta-feira (02), por conta de um grande volume de fumaças que vem saindo dos lixos atumultuados indevidamente no lixão, com o lixo totalmente exposto a céu aberto facilitando assim ações de vândalos que possa vir a tocar fogo, a comunidade afirma que o fogo foi criminoso mais ninguém se pronunciou para dizer quem foi, o risco também é de que o própio aquecimento do sol faça com que entre em combustão os lixo mais fáceis de serem queimados, aja vista, que a decomposição do lixo gera um gás altamente inflamável.

A população vem sofrendo com doenças decorrente das fumaças saídas a todo momento do lixão, outros bairros que extam sendo muito prejudicados pelas fumaças é a Vila do Reinado, o Centro e boa parte da cidade.

" Em quanto estive no lixão pode conferir que o fogo foi apagado em boa parte, mais ainda avia fumaças em outra, com menor intensidade. O trabalho feito pelo Capitão Josselino Jorge dos Santos (Capitão Cilinho) da defesa civil junto com o Corpo de Bombeiro de São Lourenço da Mata, vem surtindo efeito. E ainda Podemos contar com as chuvas que caem em boa parte da Região Metropolitana do Recife, as chuvas vai exatamente fazer o trabalho de resfriamento que já vem sendo feito pelos Bombeiros" (Reporte Jotha Cláudio).

Sabemos que não a condições de uma cidade que será sub sede da copa do mundo de 2014, ainda ter lixão e pessoas trabalhando lá em situações sub-humanas, está não é a imagem que queremos mostrar para os turistas que irão nós visita. ninguém mereci viver nesta situação, viver catando lixo muitas vezes sem proteção nós pés e nas mão, correndo o risco de pegarem uma doença grave e morrer por consequência, aonde esta os representantes do povo que não vem isso? É lamentável!

São Lourenço já deveria ter um aterro sanitário ambientalmente coreto e as pessoas que trabalhão no lixão serem capacitados, em uma possível parceria entre a prefeitura e uma instituição de cursos técnicos como Senai, Senac e tantos outros, falta pulicas públicas para que se tenha de fato a resolução deste problema.

Foi aprovado no mês de Julho (7), pelo Plenário do Senado Federal, o projeto de lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos que foi encaminhado à sanção presidencial. Na forma de um substitutivo ao PLS 354/1989 da Câmara dos Deputados, o texto do Senado foi discutido e aprovado com agilidade pelos parlamentares.

Um dos destaques do projeto, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), é a determinação de que os Municípios só receberão dinheiro do governo federal para projetos de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos depois de aprovarem um plano de gestão. Além disso, o texto proíbe a existência de lixões; de ações como catar lixo, morar ou criar animais em aterros sanitários e a importação de qualquer tipo de lixo.

Também estabelece que todos os Municípios deverão construir aterros sanitários adequados ambientalmente, delimita as responsabilidades da União, dos Estados e dos Municípios com a atividade e prevê que os consórcios intermunicipais para a área de lixo terão prioridade. Será que desta forma sendo obrigado os municípios se preocupe em fazer os aterros sanitários melhorando assim o meio Ambiente, espero que sim



Fonte: Blog do Mário Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário