quarta-feira, 9 de julho de 2014

Atingida meta da campanha de vacinação contra a gripe; mais de 41 milhões foram imunizadas

Pref. de Itiquira (MT)
A campanha nacional de vacinação contra a gripe alcançou a meta de 80% do público-alvo imunizado. Mais de 41,7 milhões de doses foram aplicadas. Isso representa 84% do grupo formado por 49,6 milhões de brasileiros. As pessoas que se encaixam no grupo prioritário e ainda não se vacinaram devem procurar atendimento no Sistema Único de Saúde.

Os Municípios que não atingiram a meta devem continUar a campanha, recomenda o Ministério da Saúde. A vacina é oferecida gratuitamente apenas para crianças de seis meses a menores de cinco anos; idosos com 60 anos ou mais; profissionais de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população carcerária; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
Até agora, das mais de 41 milhões de doses, 381,7 mil foram aplicadas em mulheres que deram a luz recentemente. As gestantes e as crianças têm a menor cobertura. Essas e as demais pessoas do chamado grupo prioritário podem apresentar complicações que levam a quadros graves, com necessidade de hospitalização. Nestes casos é preciso procurar atendimento médico rapidamente.
A campanha
Entre os Estados com maior sucesso na campanha estão Goiás, com 92,6% do público-alvo vacinado; Santa Catarina, 90,32% e Paraná, 90,28%. No início da campanha, dia 22 de abril, foram distribuídas 53,5 milhões de doses em todo o Brasil.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Apenas quem tem alergia a ovo não deve ser imunizado.

Fonte :CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário