quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Programa de combate a Esquistossomose tem atendimento ampliado no município

Infecção causada por parasitas humanos do gênero Schistosoma, a esquistossomose como é conhecida, tem acontecido em vários lugares do mundo, assim como também no Brasil. Na cidade de São Lourenço da Mata um programa de combate a esta doença foi criado pela Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Sanitária, e no ano de 2010 atendeu cerca de duas mil pessoas.

“Do total de pessoas atendidas, 160 apresentaram diagnósticos positivos atingindo um percentual de positividade de 8,36% em 2010. Para este ano de 2011, a meta da Vigilância Ambiental será a realização de 8.000 mil exames para diagnóstico da doença em vários bairros da cidade”, explicou o gerente da Vigilância Ambiental de São Lourenço da Mata, Gilberto Miguel.

O principal hospedeiro da esquistossomose é o homem. E é a partir de suas fezes que os ovos do parasita contaminam o seu hospedeiro secundário (caramujos, caracóis ou lesmas), onde os ovos se transformam em larvas, que são depositadas nas águas não tratadas de lagos, rios, lagoas, etc.

Sintomas

* Momento da infecção: reação tipo alérgica na pele com coceira e vermelhidão;
* De 4 a 8 semanas: febre, calafrios, dor de cabeça, dores abdominais, náuseas, vômito e tosse seca. Nessa fase o indivíduo tem um aumento do fígado e do baço em virtude da contaminação. Esses sintomas, geralmente desarecem em poucas semana.

* Com decorrer do tempo: Se a doença não for tratada, o indivíduo pode agravar o quadro em pouco tempo. O fígado e o baço podem ser comprometidos, causando vômito com sangue e muita febre e dores abdominais. Nessa fase, a doença pode levar a morte.

“Se você entrou em contato com água contaminada em alguma área de risco e está sentindo um desses sintomas, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo da sua residência. O diagnóstico é feito, geralmente, através de exame de sangue. O tratamento é feito com antiparasitários”, alertou o gerente da Vigilância Ambiental do município.

Caso haja suspeita da doença, os são lourencenses podem procurar os postos de saúde ou o Centro de Vigilância Ambiental, que fica na Rua do Cano nº 62, Beira Rio, próximo ao Posto de Saúde.


Fonte: Prefitura de SLM

Nenhum comentário:

Postar um comentário