sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Caminhada pelas ruas do Parque Capibaribe orienta população sobre prevenção e combate a dengue

Dando continuidade ao trabalho de conscientização da população de São Lourenço da Mata sobre os cuidados contra a dengue, a Divisão de Vigilância Ambiental do município vem intensificando suas ações. Na última terça-feira, a Divisão promoveu pelas ruas do Parque Capibaribe uma caminhada para distribuir panfletos, cartazes e capas para tonéis de água para a população.

A ação contou com o trabalho de 62 agentes de endemia, sendo 42 da Secretaria de Saúde Municipal e 20 agentes da Secretaria Estadual. “Combater a dengue requer muito esforço e ações que possibilitem a total participação dos moradores e do poder público. Durante todo o trajeto observamos o apoio dos são lourencenses”, contou o gerente da Vigilância Ambiental de São Lourenço da Mata, Gilberto Miguel.

No último Levantamento do Índice de Infestação Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro, a cidade de São Lourenço da Mata obteve uma redução no Índice de Infestação Predial (IIP), ficando em 2,5%, e assim continua fora da relação das cidades com maiores riscos de epidemias da doença em Pernambuco. “Todo o nosso trabalho está focado para deixar os índices dentro da margem estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 1%”, ressaltou Gilberto.

Prevenção

A maneira mais fácil e eficaz de evitar a dengue é eliminar os lugares que o mosquito escolhe para se reproduzir. Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Sintomas

Caso você ou alguém da sua família apresente sintomas como febre aguda com duração de até sete dias, dores de cabeça, atrás dos olhos, musculares, ou nas juntas, além de prostração e vermelhidão no corpo, é importante que procure o posto de saúde mais próximo da sua residência.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber do Secretário de Saúde da Cidade de São Lourenço da Mata-PE, se ele tem em mãos ou melhor se ele sabe quantos casos de dengue tradicional,Hemoragicas e Quantos óbtos foram causado pela picada do mosquito ?
    Portanto, com a palavra o Prefeito Municipal e o Secretário de Saúde ?

    Generoso
    Em Defesa Da Cidadania

    ResponderExcluir