terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Para um melhor atendimento a mulher vítima de violência no município, a Coordenadoria da Mulher de São Lourenço da Mata promoveu na manhã desta terça-

Para um melhor atendimento a mulher vítima de violência no município, a Coordenadoria da Mulher de São Lourenço da Mata promoveu na manhã desta terça-feira (15), uma palestra sobre “Violência Contra a Mulher e a Lei Maria da Penha”, voltada a profissionais que lidam com este crime. O evento foi realizado em parceria com o Departamento de Polícia da Mulher do Estado ((DPMUL), na Igreja do Mormons de São Lourenço e contou com a presença de representantes da Polícia Militar, do Poder Judiciário e alunos da Escola Conde Pereira.

A tenente Diana, do 20º batalhão de Polícia da cidade, aprovou a idéia. “Com a palestra nós ficamos sabendo como a mulher se sente quando agredida pelo companheiro. Sabendo disso melhoramos nossa forma de tratá-la quando recebemos a denúncia”.

O palestrante, o representante do DPMUL, Juarez Eleutério da Silva, apresentou dados e justificativas da problemática, como os principais motivos que levam a mulher a não reagir. “Por vergonha, por dependência financeira e afetiva, e por medo de perder os filhos, são os mais freqüentes. Como a violência doméstica é um crime que atinge todas as classes sociais os fatores para o silêncio são muitos e por isso é tão importante que o policial esteja preparado para identificar o crime e punir o acusado”, disse. Segundo relatórios do DPMUL o machismo é fator mais evidente para que o homem cometa a agressão.


A representante da Coordenadoria da Mulher e organizadora do evento, Karine Oliveira, destacou porque é tão importante a participação dos policiais nesses encontros. “Muitas mulheres que chegam procurando atendimento lá na coordenadoria se sentem acuadas de irem à delegacia porque alguns policiais despreparados não as tratam com o diferencial que esse tipo de violência exige. Então a nossa idéia era sensibilizar esses profissionais”, exemplificou Karine, lembrando que desde que a coordenadoria foi criada em São Lourenço essa é a 1ª vez que uma palestra desse tipo é ofertada.


No ano de 2010 cerca de 800 mulheres foram atendidas pela Coordenadoria da Mulher do Município. Esse ano a meta é diminuir esse número, mas as “balanços” mensais não animam muito. Só em Janeiro 32 vítimas femininas já procuraram o órgão e em 15 dias de fevereiro esse dado já alcança 31 atendimentos.


Serviço:Coordenadoria da Mulher de São Lourenço da MataSEAMV – Serviço Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.Endereço: Rua 10 de Janeiro, Nº 116, CentroFone (Denúncia): 3519.3713Horário de atendimento: 8h as 12h e das 13h as 17h.

Fonte: Prefeitura de SLM

Nenhum comentário:

Postar um comentário