terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Desorganização do centro comercial de São Lourenço da Mata

A falta de fiscalização e a falta de consciência têm permitido que alguns feirantes ocupem espaços que deveriam ser livres para o trânsito e para os pedestres em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. A desorganização do comércio de rua que fica próximo ao mercado público de carne do município complica o trânsito no local e atrapalha o deslocamento dos moradores.

Quem chega ao pátio da feira pela avenida Dr. Francisco Correa, a principal do local, gosta do que vê. Está tudo limpo e organizado como qualquer consumidor gosta de encontrar. Mas, ao sair pela rua lateral, a Laurindo Carneiro Leão, começam os problemas.

O trânsito é o primeiro deles. E ninguém escapa. Quem chega para descarregar mercadoria reclama. E as caminhonetes, quando param para descarregar os produtos, complicam o trânsito.
“Complica sim, mas o pessoal vai descarregar onde? Eu estou para cooperar, não para atrapalhar”, diz o motorista Amaro de Souza.

Quem vende as mercadorias também acha ruim. Algumas bancas ficam na rua e complicam o trânsito. “Sim, mas nós vamos trabalhar onde?”, questiona-se Maria Aparecida. Já os motoristas que estão apenas de passagem pelo local não se conformam com a situação. “É horrível. Está cheio de carro e verdura, um monte de coisas. É muito ruim”, conta a comerciante Andréia Carla.
Isso acontece na rua que passa em frente ao mercado público de carne. Já na rua Manoel Correia, que passa ao lado do centro de compras, a faixa amarela que serve para marcar até onde os comerciantes podem colocar as mercadorias expostas é desrespeitada. Sem fiscalização. Ninguém respeita a sinalização. “Um faz, mas o outro não faz, aí fica a bagunça mesmo”, conta a comerciante Iraci Alcina dos Santos.

Sem controle e desorganizado, o comércio de rua acaba com o sossego dos moradores na área. É o caso da dona de casa Margarida de Oliveira. Ela, que mora no local há 30 anos, ainda não se acostumou com tanto desrespeito.

“Quando o pessoal adoece tem que ir numa cadeira para atravessar e levar para o outro lado. Tem que pedir licença para passar porque não tem chão pra nada”, diz a dona de casa.

PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO DA MATA
De acordo com o secretário de infraestrutura de São Lourenço da Mata, Ivaldo Beltrão, o problema verificado na feira é uma questão cultural.

“O pessoal reclama, mas há uma resistência muito grande dos feirantes que ocupam as calçadas e as vias públicas. O pessoal que estava hoje nas calçadas já foi retirado e estamos fazendo uma reunião com o pessoal da CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas] para que haja uma participação, porque, se for apenas uma imposição da prefeitura, fica difícil”, afirma o secretário.

Ivaldo Beltrão informou também que a prefeitura realizou um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) para colocar placas de sinalização nas ruas do local. “Vamos ter um disciplinamento do trânsito, com mudança de fluxo e a questão do estacionamento”, conta.

Segundo o secretário de infraestrutura do município, será feito um estudo para deslocar os feirantes sem prejudicá-los. “O problema de São Lourenço é que a população cresceu bastante e é preciso outros espaços que estamos estudando para que possa ser relocado o pessoal. Nós não podemos, de uma hora para outra, proibir que as pessoas ganhem seu dinheiro trabalhando. Mas vamos fazer uma relocação disciplinando a questão dos feirantes”, afirma.

Ivaldo Beltrão marcou no Calendário NE TV o dia 11 de abril como data-limite para o problema verificado no local ser resolvido.

Da Redação do pe360graus.com

4 comentários:

  1. Sr.IVALDO BELTRAO.ESSA DESORGANIZACAO, QUE SE ENCONTRA A ANOS.NO CENTRO COMERCIAL.NAO E UMA QUESTAO CULTURAL NAO.E FALTA DE VERGONHA NA CARA E DE MORAL,DO PODER EXECUTIVO QUE MOSTROU COM A MAIOR CARA DE PAU.QUE E FAVORAVEL,A DESORGANIZACAO PERMITINDO QUE A SUA AMIGUINHA A ILUSTRE COITA.VENDESSE SEUS CARTOES DE NATAL EM CIMA DA CALCADA NA FRENTE DO MERCADO PUBLICO.ESPERAMOS QUE EM ABRIL O POBLEMA SEJA RESOLVIDO.CASO CONTRARIO TEREMOS DE CHAMAR,CARDINOT. PRA PASSAR OLEO DE PEROBA NA CARA DE VOCES.

    ResponderExcluir
  2. A desorganização é por conta de ocupação de cargos por pessoas inexperientes e sem vontade para trabalhar.
    Faça uma reportagem sobre o Pátio de Eventos Jair Pereira, hoje as escuras, com viciados fumando maconha e crack e as pessoas do Residencial pedindo as pessoas para serem acompanhadas no percurso da escuridão.

    Reginaldo Lopes da Silva

    ResponderExcluir
  3. QUERO PARABENIZAR A PREFEITURA, JÁ SÃO DOIS ANOS DE MUITA INCOMPETENCIA!!! PARABÉNS PREFEITO E SECRETÁRIO IVALDO BELTRÃO...BEM VINDO A CIDADE DA COPA...!! É ISSO AI MESMO....VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  4. ESSA É A CIDADE DA COPA!!! eu fico imaginando qual turista vai querer visitar SÃO LOURENÇO CIDADE DA COPA hein Prefeito Ettore Labanca????? fica essa pergunta se tiver alguém dessa prefeitura incompentente que possa me resposnder eu fico agradecido.

    Agora sabe o que é isso é que o prefeito montou uma equipe muito incompetente esse problema é cronico em muitas secretarias que ele montou enquanto aqui em São Lourenço não tiver pessoas competentes trabalhando nessa prefeitura isso vai continuar assim uma verdadeira zona é o que esta nossa cidade!!!

    PARABÉNS ETTORE POR ESSA SUA EQUIPE ALTAMENTE INCOMPETENTE!!!

    ResponderExcluir