quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Palestra orienta jovens contra as drogas

O Centro da Juventude de São Lourenço da Mata ficou cheio na manhã desta quinta-feira (17) para receber membros do Projeto Vida Nova, do Governo do Estado, e a equipe da Polícia Civil da 9ª seccional. A visita dessas pessoas se deu graças à realização do projeto Ambiente Cidadão: O exercício da cidadania longe das drogas, promovido pela delegada adjunta, Tereza Nogueira, com apoio da equipe do Centro da Juventude (CJ). O evento conseguiu reunir a maioria dos 77 jovens atendidos pelo CJ e prender a atenção de todos eles.

O evento começou logo às 9h da manhã com a composição da mesa e abertura oficial feita pela coordenadora do CJ, Glauce Cavalcanti. Em seguida, os presentes já acompanharam a exposição do material apresentado pela delegada que continham conteúdos específicos para alertarem os jovens presentes sobre os danos trazidos com o uso das drogas. Exemplos de apreensões, formas de agir dos traficantes, lei de drogas e modos de repressões, não faltaram na palestra educativa.

A frente do projeto desde outubro do ano passado, a delegada Tereza Nogueira fez um levantamento sobre a motivação dos homicídios no município de julho a setembro, e descobriu que 100% deles tinham ligação com o tráfico. Depois disso, ela deu início ao ciclo de palestras em escolas e centros que trabalham com os jovens. “O nosso trabalho aqui é preventivo. São esclarecimentos que trazemos para os jovens optarem que vida eles querem levar. Eu não convenço eles a nada. Mas com as informações obtidas esperamos que eles fiquem longe das drogas”, explicou a delegada.

Após a palestra com Tereza Nogueira houve uma pausa para o lanche e em seguida o perito criminal do Instituto Criminalístico (IC), João Cesar, deu início a uma nova etapa do projeto que é a demonstração de pequenas quantidades de drogas (do arquivo do IC próprio para utilização em eventos educativos). Ele disse que espera com isso trazer uma pouco da realidade do trabalho dele para os jovens. “Eles vão poder tocar, ver e conhecer os efeitos nocivos das drogas. Vou mostrar também como fazemos os testes de detecção de drogas em exames residuais. Acredito que o trabalho preventivo é mais importante que a punição”, disse, antes de dar início a sua parte.

A proposta, que aparentava ter a aceitação dos jovens, teve sua comprovação com o depoimento da jovem do CJ, Marta Maria de Brito, 24 anos. “Muita coisa a gente fica sabendo com um e outro falando, mas aqui são dados verdadeiros trazidos por quem trabalha com isso diariamente. É bom para deixar a gente mais ligado e não entrar nesse mundo”. O evento se estendeu por todo o dia com a realização de oficinas ligadas ao teatro, e o encerramento com uma apresentação aos familiares.

Também estiveram presentes no evento o delegado titular, Paulo Nogueira, o vereador de São Lourenço, Antônio Manga, a coordenadora do Projovem, Betânia Soares, e a equipe técnica do Centro da Juventude. Os jovens do CJ presentes no evento ganharam um passeio para conhecer o Instituto Ricardo Brennand, no dia 25 desse mês.

Fonte: Prefeitura de SLM



Um comentário:

  1. olá, meu nome é Elaine gostaria de saber como faço para esse projeto chegar urgente mente na minha escola porque la a situação esta muito dificío me ajude?

    ResponderExcluir