sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Setor imobiliário cresce em São Lourenço da Mata

Com a falta de terrenos para a construção de imóveis nas zonas Norte e Sul da Região Metropolitana do Recife, a Zona Oeste, de municípios como Camaragibe e São Lourenço da Mata, já começa a ganhar força no setor imobiliário como uma das áreas mais promissoras para a construção civil. O movimento está acontecendo graças aos investimentos estaduais e municipais para a Copa do Mundo de 2014. "Regiões como São Lourenço da Mata e Camaragibe estão começando a receber investimentos no setor imobiliário; já estamos observando prédios sendo construídos e construtoras em busca de terrenos, mas não sei como será depois da Copa”, analisa o presidente do Sinduscon, Gabriel Dubeux.

Para o aposentado Ubiracy Galiza, que acaba de comprar a casa própria no condomínio Pau Brasil, em São Lourenço da Mata, a moradia é uma opção para fugir do inchaço de pessoas e automóveis que o Recife vem sofrendo. "Eu fui ao Feirão da Caixa e me prometi só sair de lá com a minha casa. Procurei imóveis em cidades mais afastadas como Paulista, Camaragibe e acabei ficando com a casa em São Lourenço. Além de ser uma casa boa e que eu posso pagar, tem um clima de campo que eu gosto muito", revela Galiza. "Além disso, como será a sede da Copa, a cidade está crescendo rápido e, com as obras, está ficando cada vez mais perto do Recife" completa.

Segundo o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Pedro Santiago, a Zona Oeste da RMR tem vários motivos para registrar um novo ritmo no setor imobiliário. "O Recife tem problema de falta de terreno e a tendência é ampliar essa demanda pelo entorno, como Camaragibe, Paulista e São Lourenço da Mata, que têm sido muito procuradas. São Lourenço, de maneira particular, porque tem recebido muitos investimentos, além da natural demanda do desenvolvimento populacional, por isso passa a ser uma região promissora nesse sentido", afirma.

Para Santiago, com os grandes investimentos estruturais, a implantação do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) pode contribuir com a diminuição do deficit habitacional na região. "A infraestrutura é um dos grandes pré-requisitos para que haja investimento habitacional do MCMV, e o PAC tem sido um indutor desse desenvolvimento. Os empreedimentos que temos, seja do PAC, seja de emendas constitucionais, são projetos estruturadores que acontecem na região e motivam a população a se localizar no município. A gente percebe o interesse das construtoras em procurar atender a demanda dessa região. Por todos esses motivos, tem tido especial interesse", explica.

CAROL PACOBAHYBA

Folha de Pernambuco

Um comentário:

  1. Só vamos parar de exagerar nos preços né pessoal!!
    Casa wue antes valia 20 mil já estão pedido 60 ou 80 mil!
    Assim é demais!

    ResponderExcluir