quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Vinícius Labanca vai comandar uma comissão de Esportes e Lazer

A vitória esmagadora do governador Eduardo Campos fortaleceu ainda mais o PSB na Assembleia Legislativa para 2011. Depois de eleger a maior bancada estadual, com 13 deputados, a legenda do governador deve ser hegemônica nos principais espaços da Casa. Além dos socialistas terem ´fechado` com a candidatura de João Fernando Coutinho (PSB) para a 1ª secretária - dona do cofre e o segundo cargo mais importante do Legislativo - o partido deve ter o comando de sete das 16 comissões permanentes, incluindo as duas mais importantes: Constituição, Legislação e Justiça e a de Finanças, Orçamento e Tributação.

Os acordos estão sendo costurados ponto a ponto. Nos bastidores, no entanto, vários nomes já foram escolhidos para os cargos de poder - considerando que os principais debates políticos nascem nas comissões. Embora haja resistência ao nome da deputada eleita Raquel Lyra (PSB), que inicia o primeiro mandato em fevereiro, ela é cotada para presidir a comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante da Casa. Existem deputados que acham sua estreia prematura, porém a indicação teria sido feita pelo próprio vice-governador João Lyra (PSB), que é seu pai.

Na Comissão de Finanças, o mais cogitado é o deputado Raimundo Pimentel, que foi tucano e hoje está no PSB. A escolha teria sido comunicada por auxiliares do governador e se traduz num salto para Pimentel. Atualmente ele preside a Comissão de Ética Parlamentar e vai passar a controlar a segunda comissão mais cobiçada do Legislativo, responsável por coordenar e elaborar pareceres dos projetos que regulam o orçamento do estado. (Veja outros nomes cotados no quadro)

O PSB já está praticamente confirmado nas comissões de Esportes e Lazer; Meio Ambiente; Agricultura; Saúde e Desenvolvimento Econômico. O destaque fica para Esportes e Lazer, cujo indicado deve ser Vinícius Labanca, filho do prefeito de São Lourenço da Mata e ex-secretária de Articulação Política do estado, Ettore Labanca. Vinícius, também novato na Alepe, vai comandar uma comissão de bastante visibilidade, pois tratará de questões relacionadas à Copa do Mundo no estado, entre outras questões.

Em meio à hegemonia socialista, o PT deve se manter em um cargo importante. Nos corredores do legislativo estadual, o nome de Isaltino Nascimento (PT) é certo para se manter na liderança do governo. O petista ocupa a função desde o início da gestão de Eduardo, em 2007, e se saiu bem no embate com a oposição e no diálogo com os liderados. O deputado André Campos (PT) pode até conseguir uma posição de destaque, mas, para isso, ele precisaria vencer a queda de braço com João Fernando Coutinho. André quer ser 1º secretário e tem conseguido atrair apoio nos bastidores.
Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário