domingo, 2 de março de 2014

A copa de 2014 trouxe alguns avanços para São Lourenço da Mata.

Mesmo sendo a cidade que apenas abriga a Arena Multiuso, o projeto Copa 2014 trouxe alguns avanços. Para trazer o projeto, a Prefeitura veio com a renúncia de Imposto, a título de colher frutos posteriores. Conforme nota da assessoria de imprensa da Prefeitura, a seis anos São Lourenço da Mata não passava de uma cidade dormitório, "sem qualquer perspectiva de desenvolvimento". Há seis anos o Prefeito era o atual, Senhor Ettore Labanca.
Segunda a assessoria de imprensa da prefeitura, "a decisão do governador Eduardo Campos de trazer a Arena Pernambuco para São Lourenço teve como objetivo o desenvolvimento econômico da região oeste metropolitana, com a duplicação da BR-408, e com a futura Cidade da Copa". Foram criados 5.000 empregos, dos quais 3.500 com mão-de-obra local, treinados em parceria com SENAC e empresas do consórcio que construíram a Arena Pernambuco.
Conversando com populares, a vinda da Arena Pernambuco para São Lourenço realmente melhorou consideravelmente a questão da mão-de-obra. "Só fica sem emprego quem é preguiçoso", comenta Washington Silva Filho, motorista de caminhão. Outros trabalhadores comentam das melhorias e avanços ocorridos. "Muita gente daqui da cidade hoje trabalha em SUAPE, na Fiat em Goiana e por ai vai", reitera André, soldador treinado na Odebrecht ,que vai todos os dias para SUAPE trabalhar.
A cidade passa por um boom imobiliário. São mais de 9 mil unidades habitacionais em construção e em análise, que tem previsão para ser concluída até 2025 (mais informações sobre o projeto oficial - mudanças e prazos - com a Secopa/Governo do Estado). Para capacitar ainda mais a população, o município conquistou em parceria com o Governo do Estado uma Escola Técnica Estadual (ETE), que, segundo a Prefeitura, será entregue no segundo semestre deste ano. Foi aberta na cidade uma Agência do Trabalho que visa encaminhar trabalhadores para o mercado de trabalho. Também foi criado o Distrito Industrial Pau Brasil com capacidade para 40 empresas. Até o momento apenas uma se instalou.
No último dia 26, o Diário Oficial dos Municípios publicou o DECRETO Nº 06/2014, Institui o Regime Especial para cumprimento das obrigações fiscais acessórias e emissão de Notas Fiscais decorrentes da Lei Municipal nº 2.305/2010, onde a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN a que se sujeita a Concessionária do Contrato de Concessão Administrativa firmado com o Estado de Pernambuco, para a construção e exploração da ARENA MULTIUSO DA COPA 2014, é de 2% (dois por cento). Neste rol de serviços, entre os principais estão: os congressos da FIFA, banquetes, cerimônias de abertura, encerramento, premiação e outras cerimônias, sorteio preliminar, final e quaisquer outros sorteios, os serviços de exploração de bares, restaurantes e alimentação, de lojas temáticas ou de conveniências. Estes são mais recursos que estarão entrando nos cofres públicos da cidade.
Embora encontremos problemas de saúde, viabilidade urbana, educação e segurança (que estamos expondo aqui), ser subsede de uma copa do mundo (como nos relatou por e-mail, a Senhora assessora Renata Gondim) trouxe em seu encalço uma série de avanços que podem gerar recursos para atender todas as deficiências ainda encontradas e até reconhecidas pelo gestor local. Cabe ao cidadão ficar de olho e cobrar a aplicação coerente destes novos recursos.
Fonte :Por  | Yahoo Contributor Network .

Nenhum comentário:

Postar um comentário