sábado, 22 de março de 2014

Anac deve livrar aéreas de multa durante a Copa por falta de hotel

Aeroporto de Brasília. Crédito: Correio Braziliense
Se hoje muitos passageiros têm dor de cabeça quando o voo é cancelado e as companhias aéreas não cumprem as regras de acomodação, imagina na Copa! Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve livrar TAM, Gol, Azul e Avianca das multas durante o campeonato, que rola entre 12 de junho e 13 de julho, caso elas não consigam (por falta de disponibilidade) colocar os passageiros em hotéis, pousadas ou qualquer outro tipo de acomodação. Motéis contam?

Desde 2010, as empresas recebem multa se não acomodam os passageiros, providenciam alimentação, etc e tal, em caso de atraso, cancelamento, interrupção ou overbook de voo. Mas as companhias falam que se acontecer uma tempestade ou nevoeiro durante a Copa, que feche um aeroporto e prejudique os voos, deve ficar complicado acomodar o povo por conta da hoje esperada lotação nos hotéis.
De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, a Anac diz que, se existirem problemas, os autos de infração continuarão a ser emitidos pelos fiscais. Mas na hora da análise é que a Agência vai decidir se multa ou não a empresa aérea. O que estará em jogo é o esforço das companhia em encontrar uma acomodação para seus passageiros. A Anac garantiu que a resolução dos direitos do passageiros não será flexibilizada. Todos os direitos vão valer, então. Veremos o que vai acontecer.
Segundo o Ministério do Turismo, cerca de 600 mil turistas estrangeiros devem vir ao Brasil para a Copa. Eles devem realizar dois milhões de viagens pelas 12 cidades-sede (o Recife entre elas). Já os três milhões de brasileiros que circularão pelo país farão seis milhões de viagens pelas 12 cidades.
Fonte : Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário