quarta-feira, 26 de março de 2014

Prefeitos vestem a camisa e cobram mais recursos para os Municípios

Agência CNMAgência CNM
Vestindo a camisa da campanha Viva o seu Município, gestores municipais de Urutai (GO) vieram a Brasília em busca de um pacto federativo mais equilibrado. O prefeito, acompanhado de seis vereadores e cinco secretários municipais, se juntaram aos mais de 1.000 gestores municipais durante a mobilização permanente promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento ocorre durante todo o dia desta terça-feira, dia 25 de março, no Senado Federal.

O prefeito de Urutai (GO), Nelson Donizete Ferreira, destacou a importância do evento e ressaltou as dificuldades enfrentadas. O Município, localizado a 250 quilômetros de Brasília, possui pouco mais de três mil habitantes. "Nós temos uma população flutuante de aproximadamente dois mil habitantes, o que aumenta as despesas. A dificuldade e geral, mas especialmente nas áreas de Educação, Saúde e apoio ao produtor rural. A deficiência e muito grande", destacou.
Em Salinas da Margarida, na Bahia, o quadro se repete. "Além da situação já conhecida de dificuldades, Salinas está sofrendo com um problema difícil. O número de habitantes e maior do que o levantado no último censo, em função de uma obra no Município. E infelizmente a receita vai pelo lado oposto. A situação e muito difícil. Mas acredito nessas mobilizações e na CNM", disse o prefeito, Jorge Castellucci.
Realidade dos Municípios
O Município de Bozano (RS) foi representado pelo vereador Maurício Vianna. Ele destacou que os problemas enfrentados no Município são semelhantes a todos os demais. "O Município sofre pelo excesso de obrigações que o Estado e a União repassam a nós. A folha de pagamentos  não fecha e infelizmente não tenho boas expectativas para este ano", lamentou.

Para o prefeito de Nova Viçosa, Marvio Lavor Mendes, os Municípios estão reféns de uma situação complicada. O Município possui 42,6 mil habitantes e, apesar de possuir outras fontes de recursos além do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), enfrenta problemas em todas as áreas de gestão. "O governo cobra índices impossíveis de serem cumpridos. Às vezes precisamos colocar mais um funcionário na área de Saúde, por exemplo, e não podemos, pois já estamos com a folha estourada". Mendes ressaltou a importância de mobilizações como essa. "A união faz a força. Viemos para somar, para apoiar o presidente Paulo e ter uma única voz", disse.
Nessa mesma direção, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou que os prefeitos devem lutar por melhorias. "Quem tem força são os prefeitos e não eu. Então precisamos nos unir para conseguir vencer essas batalhas", ressaltou.
Fonte :CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário