domingo, 30 de março de 2014

Dança das cadeiras de Lyra e Eduardo esquenta a semana


Na última semana de transição do governo de Eduardo Campos para o do vice-governador João Lyra Neto, ambos do PSB, as atenções estão voltadas para a mudança do secretariado estadual. Já estão certos os nomes que deixarão a gestão, mas o time que passará a integrar o governo a partir do próximo dia 5 é mantido em sigilo. Na última sexta-feira, o vice conversou sobre o assunto com Eduardo Campos e os espaços começaram a ser redesenhandos.

A previsão é que pelos menos oito secretários deixem a atual gestão para seguir nova missão. Parte desse grupo enfrentará a disputa eleitoral, a exemplo de Tadeu Alencar (PSB), que ocupa a Casa Civil desde o início da segunda gestão. O socialista tentará um mandato de deputado federal. Além de Tadeu, Danilo Cabral (Cidades) e Evaldo Costa (Imprensa) disputarão a eleição, este último na Paraíba. 

Para o lugar de Tadeu Alencar, na Casa Civil, está previsto o nome de Ivan Maurício, que já foi cogitado para assumir a Imprensa. Ivan é muito ligado a Lyra e tem lugar certo na gestão. A pasta ocupada por Danilo Cabral deverá passar para as mãos do arquiteto caruaruense Roberto Freitas. A Secretaria de Imprensa ainda segue indefinida, apesar de vários nome terem sido cogitados. 

Quem também deverá sair da gestão para encarar as urnas é o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja (PCdoB), que tentará uma cadeira na Assembleia Legislativa. O seu sucessor na pasta ainda será definido. 

A pasta de Governo e a chefia de gabiente do governador também terão alterações. A primeira secretaria, gerida por Milton Coelho (PSB), deverá ficar com Romeu Baptista, que é administrador de Fernando de Noronha. Milton participará da campanha nacional de Eduardo Campos. O gabinete do governador, que tem Renato Thiebaut até o dia 4, ficará com Rubens Júnior, atual assessor de imprensa de Lyra. Thiebaut assumirá a coordenação da campanha de Paulo Câmara na disputa pelo governo do Estado.

Já é certa a saída do secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier. Porém, o seu substituto é uma incógnita. Para interlocutores de Xavier, a possibilidade de o secretário-executivo, Elvio Polito, assumir a pasta é quase nula. O gestor deverá continuar na função. 

A incerteza é na continuação de Aldo Santos (Agricultura) e Antônio Figueira (Saúde). O primeiro disputaria uma mandato na Assembleia, mas poderá desistir e permanecer na função. Já Figueira tem intenção de permancer, mas sua relação com Lyra é estremecida. Interlocutores do vice-governador garantem que ele não ficará, mesmo que a vontade de Eduardo seja essa. Poderá haver mudanças ainda na Secretaria de Educação. Nos corredores do Palácio, a especulação é de que o secretário Ricardo Dantas poderá assumir outra pasta.

Fonte :JC.

Jumariana Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário