quinta-feira, 27 de março de 2014

Tempo de espera em fila leva Procon a interditar banco em Jaboatão

Agência do Itaú foi fechada nesta quarta em Jaboatão (Foto: Divulgação / Procon Jaboatão)
Agência do Itaú foi fechada nesta quarta em
Jaboatão (Foto: Divulgação / Procon Jaboatão)
A agência do Banco Itaú de Jaboatão Centro, no Grande Recife, foi interditada nesta quarta-feira (26) em ação do Procon municipal. Localizada na Praça do Rosário, a unidade ainda foi multada em R$ 320 mil por descumprir a lei municipal 395/2010, chamada "lei das filas", em que os clientes devem ser atendidos em até 15 minutos, a contar da impressão do bilhete.
A secretária executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão, Débora Albuquerque, explica que já foram feitas outras autuações, com aplicação de multa, mas sem alteração da rotina de longas esperas. "O banco é reincidente, várias e várias vezes. Eles têm o agravante porque não pagam as multas que foram imputadas. Todas as agências são conhecedoras que estão descumprindo o que determina essa lei, não é surpresa de forma alguma", aponta a secretária.
De acordo com a lei municipal, em dias normais, os clientes devem ser atendidos em até 15 minutos, mas, em períodos sazonais, como vésperas de feriado, pode levar até 30. "Essa lei não tem sido cumprida pela totalidade dos bancos. Quando estávamos lacrando a agência, ouvimos relatos de pessoas que dizem ter ficado mais de duas horas na fila", conta Débora Albuquerque.
A interdição do Procon vale por 48 horas e cabe recurso quanto à multa. "Esse período é para que se disponibilize mais caixas, consertem máquinas quebradas, liguem painéis eletrônicos", enumera a secretária, acrescentando que outras instituições devem ser visitadas nos próximos dias.
Através de nota, o Banco Itaú informou que "avalia as adequações necessárias visando o cumprimento da lei".
Fonte :G1.

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