domingo, 30 de março de 2014

Pedido de criação da CPI da Petrobras poderá ser lido pelo Senado na terça

O pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras pode ser lido pela Mesa Diretora do Senado na sessão deliberativa desta terça-feira (1). O requerimento foi protocolado na quinta-feira (27) pelos senadores tucanos Álvaro Dias (PR), Cyro Miranda (GO) e Flexa Ribeiro (PA).
Após a conferência das assinaturas pela secretaria-geral da Mesa, o requerimento será entregue ao presidente da Casa, Renan Calheiros, para leitura em sessão deliberativa.
No entanto, o senador Renan afirmou, em entrevista, que vai conversar com os líderes dos partidos antes de encaminhar a leitura. “Eu vou conversar por telefone e ver com eles, do ponto de vista do encaminhamento, a necessidade de nós instalarmos rapidamente, quando é que nós iremos fazer. E quando fizer a leitura, você tem até meia-noite do dia da leitura para que os partidos coloquem ou retirem nomes”, disse Renan.
Fatos determinados
Para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito, além do número mínimo de assinaturas de um terço dos senadores (27), é preciso que o requerimento contenha o fato determinado a ser investigado.

No caso do requerimento da CPI da Petrobras, o senador Álvaro Dias explicou que serão quatro fatos:
- a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos;
- se funcionários da Petrobras receberam propina de uma empresa holandesa para fechar contratos de aluguel de plataformas do pré-sal;
- a suspeita de superfaturamento de refinarias; e
- o lançamento de plataformas petrolíferas sem todos os equipamentos de segurança.

Da Redação - NA
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

Nenhum comentário:

Postar um comentário