quinta-feira, 7 de março de 2024

Históricos animam aliados de João Campos

 

E não falta no meio da política e fora dela quem queira fazer uma fezinha sobre qual será a votação em porcentagem do prefeito João Campos (PSB), que disputará à reeleição neste ano. Alguns, animados, falam que João encerra a eleição com 60% dos votos válidos e os ainda mais animados colocam na casa de 70%. No entanto, o que anima os aliados do prefeito e até mesmo os que apenas gosta de acompanhar política é o histórico de quem disputou a reeleição em 2020 e obteve sucesso.

Se olharmos para Petrolina, temos Miguel Coelho que no ano de 2020, candidato à reeleição, obteve 76% dos votos válidos e se reelegeu no primeiro turno. Miguel foi o campeão entre as principais cidades de Pernambuco e também o campeão no nordeste. A governadora Raquel Lyra, então prefeita de Caruaru, foi reeleita com 66% dos votos válidos e também liquidou a fatura no primeiro turno.

Em Jaboatão, Anderson Ferreira que também disputou a reeleição obteve 54% dos votos válidos e venceu no primeiro turno. Todos os três renunciaram aos respectivos mandatos em 2022 para concorrerem ao Governo de Pernambuco. Esse talvez seja o mesmo caminho a ser trilhado por João em 2026. Será que João consegue superar o percentual que Miguel e Raquel Lyra obtiveram em 2020 ou teremos uma porcentagem parecida ou mais próxima a de Anderson Ferreira?

Se no campo das apostas a porcentagem é o motivo de discussão, até o momento não tem ninguém que diga que a eleição no Recife vá para o segundo turno. A justificativa: os nomes que estão sendo apresentados pela oposição não conseguem ultrapassar a barreira dos 50% dos votos válidos e forçar a segunda etapa.

Fato

Outro fato importante é que tanto Raquel, quanto Miguel, quanto Anderson, disputaram a reeleição em chapas puro sangue. Assim, eles renunciaram em 2022, mas o partido continuou no comando das administrações de Caruaru, Petrolina e Jaboatão. Essa deve ser a mesma tendência não pode ser excluída do processo eleitoral do Recife.

Sem união

O clima esquentou também entre Luciano Bivar e Antonio Rueda. Em nota divulgada ontem, Bivar disse não reconhecer a vitória de Rueda tendo em vista que o Diretório Nacional não foi oficiada formalmente da realização da eleição, e nem sequer foi apresentada a ata da convenção e seus documentos, desrespeitando totalmente o Estatuto.

Esquentou

O clima na pré-campanha de Arcoverde esquentou de vez. Com a disputa polarizada entre a ex-prefeita Madalena Britto e o ex-prefeito Zeca Cavalcanti um trata de minimizar o discurso do outro. Recentemente ao usar as redes sociais, Zeca Cavalcanti lembrou que a indicação para o cargo de prefeito de Wellington Maciel partiu da prefeita Madalena Britto.

Um tchau

O grupo de Rolph Casale entregou ontem o comando do PSB em Belém de Maria, ao presidente estadual da legenda, deputado Sileno Guedes. O vice-prefeito Beto do Sargento que se filiou recentemente ao Republicanos era filiado ao PSB.

Podemos

O Podemos comandado pelo prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, filiou o pré-candidato a prefeito de Camaragibe Jorge Alexandre. O evento reuniu uma multidão que simpatiza com a postulação do ex-prefeito que vem liderando às pesquisas realizadas até o momento. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário