domingo, 10 de março de 2024

Em cinco capitais PT racha entre candidaturas próprias ou alianças

 De O Globo – A pouco mais de sete meses das eleições municipais, o PT enfrenta um cenário de indefinição e brigas internas em ao menos cinco capitais do país por divergências que contrapõem interesses locais e alianças nacionais. São elas Curitiba, Fortaleza, Belém, Maceió e Campo Grande.

Na capital paranaense, o impasse gira em torno do deputado federal Luciano Ducci (PSB), que comandou a cidade entre 2010 e 2013. O PT costura um apoio ao parlamentar, integrante do partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, o que desagrada a uma ala do partido que defende candidatura própria.

A reação é puxada pela deputada federal Carol Dartora e pelo deputado estadual Renato Freitas, que querem o nome da parlamentar como cabeça de chapa. Primeira negra eleita para a Câmara Federal pelo estado, a petista afirma ser vítima de violência de gênero e racismo político.

Indefinições e disputas no PT para a eleição municipal

Curitiba: O PT costura apoio ao deputado federal Luciano Ducci (PSB), mas uma ala do partido defende candidatura própria e quer lançar a também deputada federal Carol Dartora.

Belém: Oficialmente, o PT indica que apoiará a reeleição de Edimilson Rodrigues (PSOL). Uma ala, no entanto, prefere seguir com o MDB, que articula o lançamento de um candidato.

Maceió: O presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa, é pré-candidato, mas parte de seus correligionários quer apoiar o nome a ser lançado pelo senador Renan Calheiros (MDB ).

Fortaleza: O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, trava uma disputa com a deputada federal Luizianne Lins pelo posto de candidato à prefeitura.

Campo Grande: A deputada federal Camila Jara é pré-candidata, mas o grupo do também deputado federal Vander Loubert quer compor com o União Brasil.

Fonte:  Blog de Ricardo Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário