O ex-prefeito José Queiroz recebeu ontem um reforço de peso para a sua pré-candidatura a prefeito de Caruaru nas eleições deste ano, que foi o ato com a presença de João Campos na cidade. O movimento foi um contraponto ao que o prefeito Rodrigo Pinheiro conquistou ao permanecer no PSDB e receber o apoio da governadora Raquel Lyra.
A cidade de Caruaru sempre teve grande importância eleitoral no âmbito estadual, tendo vice-governadores como Roberto Fontes, Jorge Gomes e João Lyra Neto, mas indiscutivelmente passou a ter maior protagonismo a partir de 2022 com a eleição da governadora Raquel Lyra.
Desde então todos os olhos se voltarão para a disputa em Caruaru, que também pode garantir uma prévia de 2026, uma vez que estarão em palanques distintos o PSB do prefeito João Campos com Zé Queiroz e o PSDB de Raquel Lyra com Rodrigo Pinheiro. Quem vencer em Caruaru estará contribuindo para o fortalecimento do palanque aliado.
O deputado federal Fernando Rodolfo, do PL, que também é aliado da governadora Raquel Lyra, assiste de camarote a disputa, mas tentará quebrar a polarização para tentar chegar ao segundo turno e surpreender os dois nomes favoritos da disputa.
Janela – Deram partida movimentos oficiais para as eleições de 2024, marcadas para os dias 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (2º turno, onde houver). Começou nesta quinta-feira (7) a janela partidária, período em que vereadores com mandato podem trocar de partido sem risco de perder o atual cargo por infidelidade partidária. Os parlamentares municipais têm até o dia 5 de abril para se filiar a outras siglas, segundo a Justiça Eleitoral.
Duração – A janela partidária dura 30 dias, sendo aberta somente em anos eleitorais. Em 2018, o TSE decidiu que só pode usufruir da janela partidária o eleito que esteja no último ano do mandato. Assim, deputados federais e estaduais não poderão se beneficiar da janela partidária em 2024.
Start – A pré-candidata a prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia, oficializou sua filiação ao Podemos num ato bastante prestigiado. A esposa do deputado estadual Gustavo Gouveia pretende quebrar a hegemonia do grupo do atual prefeito Manuel Botafogo e virar a chave na cidade.
Posicionamento – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, respondeu às críticas sobre sua suposta falta de interferência nos nomes escolhidos para liderar comissões importantes, afirmando que não tem o direito de vetar as escolhas dos partidos e que isso seria antidemocrático. Ele destacou que o rodízio nas comissões foi acordado desde o ano anterior e reiterou seu compromisso com a estabilidade. Lira também alertou contra a pressa na sucessão da presidência da Casa, chamando-a de estratégia para enfraquecer o Parlamento.
Inocente quer saber – Quem vencerá a disputa pela prefeitura de Caruaru?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário