segunda-feira, 11 de março de 2024

Sintonia fina

 

Foto: Divulgação

Eleito pelo PSDB, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, tem dado sinais de afastamento do seu partido e aproximado de outras legendas. Prova inequívoca foi a filiação da prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, que tentará a reeleição pelo Republicanos. O evento contou com a liderança maior do partido, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e de diversos parlamentares, a exemplo de Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, Diogo Moraes e Rodrigo Farias, também da legenda socialista.

O movimento patrocinado por Álvaro Porto sinaliza que outros prefeitos do seu grupo político marcharão com o Republicanos e também antecipa o partido que deverá ser o seu destino em 2026, quando deverá tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

De olho na disputa pelo Senado Federal em 2026, o ministro Silvio Costa Filho terá um importante aliado para a construção do seu projeto majoritário. O presidente da Alepe goza de muito prestígio perante os pares e será um soldado do ministro Silvio Costa Filho para que sua postulação logre êxito na disputa estadual.

Antes disso, os dois tentarão fortalecer o Republicanos, que nacionalmente é uma das maiores legendas do país, mas que em Pernambuco tem um grande horizonte de crescimento patrocinado pela pujança política e eleitoral do ministro, que tornou-se um dos principais players do estado.

Presente – O deputado federal Pedro Campos, que na semana passada foi visto em Brasília num excelente diálogo com o deputado federal Lula da Fonte, também fez questão de se fazer presente no almoço oferecido por Álvaro Porto em sua fazenda em Canhotinho. Irmão do prefeito João Campos, Pedro tem sido um importante ator no diálogo com integrantes de outras legendas partidárias.

Lajedo – O prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas, oficializou seu ingresso no Republicanos do ministro Silvio Costa Filho. O prefeito herdou a prefeitura com o falecimento do então prefeito Adelmo Duarte e vem ostentando números significativos para tentar a reeleição em outubro, uma vez que garantiu expressivas votações para os seus candidatos em 2022,

Mário Ricardo – Diante da fragilidade eleitoral da prefeita Elcione, o deputado estadual Mário Ricardo está preparando seu grupo político para a disputa pela prefeitura de Igarassu. Tanto o deputado quanto seu filho Miguel Ricardo poderão disputar o executivo daquele município. Na disputa passada, Elcione foi eleita com o apoio de Mário, mas acabaram rompendo politicamente.

Expectativa – O sertão do Araripe, que deu expressivas votações a Roberta Arraes, e não foi diferente em 2022, está na expectativa da sua volta para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Para isso, a governadora Raquel Lyra precisará convocar para o seu secretariado um dos oito deputados estaduais eleitos pelo PP.

Inocente quer saber – Quantos prefeitos o Republicanos elegerá em outubro?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário