quinta-feira, 14 de março de 2024

Reforçando a política

Foto: Ricardo Stuckert

A governadora Raquel Lyra fez movimentos inteligentes no sentido de fortalecer a área política do seu governo ao atrair partidos como Podemos, PSD, MDB e PDT, que passaram a se juntar a outras legendas como PL, PP, PSDB e Cidadania, que já integravam a sua base política.

Esse movimento foi muito bem recebido pelos parlamentares, uma vez que ela emitiu um sinal que não iria negligenciar a política. Então, há forte expectativa para que o governo pudesse então intensificar gestos no sentido de fortalecer sua base parlamentar. Nesta reta final de articulações com vistas a 2024, a governadora tem cuidado pessoalmente da ida de prefeitos para o PSDB e outras legendas que integram sua base de apoio.

No PSDB, por exemplo, a expectativa é do lançamento de 70 pré-candidaturas espalhadas por todo o estado, entre prefeitos e aspirantes a prefeito. Mas outras legendas devem receber reforços, a exemplo do PSD do ministro André de Paula, que receberá a filiação do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, que estava em vias de ir para o Republicanos.

Até o dia 6 de abril, prazo final de filiações, a governadora e seus aliados deverão intensificar o corpo a corpo para que os partidos que sustentam seu governo sejam anabolizados com o objetivo de eleger entre 100 e 150 prefeitos de legendas aliadas do Palácio do Campo das Princesas em outubro.

AIP – A Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) recebeu emenda parlamentar do senador Fernando Dueire para reforma de sua sede, na Boa Vista. No espaço será implantado o Museu da Imprensa. Os recursos serão aplicados pela Secretaria Estadual de Turismo. É uma importante contribuição do senador para a memória do jornalismo pernambucano.

Inelegibilidade – O advogado eleitoralista Emílio Duarte afirmou que o prefeito Keko do Armazém está inelegível para disputar a reeleição em outubro. No seu entendimento, o fato de Keko ter assumido a prefeitura por 360 dias configurou reeleição quando ele disputou e venceu a eleição em 2020.

Conselho – A primeira reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) deste ano, que será realizada nesta quinta-feira, em Porto de Galinhas, contará com a participação da governadora Raquel Lyra. O evento reúne secretários estaduais de educação de todo o país para tratar da criação de políticas públicas relacionadas ao tema.

PSDB – Partido da governadora Raquel Lyra, o PSDB realizará ato nesta quinta-feira com a presença do presidente nacional da legenda, Marconi Perillo. O evento acontecerá na sede do PSDB e contará com a presença de expoentes tucanos, a exemplo da anfitriã, Raquel Lyra.

Inocente quer saber – Afinal de contas, Keko do Armazém poderá ou não disputar a reeleição no Cabo?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário