quarta-feira, 13 de março de 2024

Raquel como cabo eleitoral

Foto: Miva Filho

Enquanto tenta conciliar as agendas política e administrativa, sendo este o primeiro ano em que irá testar a popularidade nas urnas como cabo eleitoral, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem de desdobrado para comparecer a atos partidários ao passo em que acelera o ritmo de entregas e novos anúncios de obras e programas estaduais.

Constantemente questionada por seu modus operandi no tocante às decisões sobre como conduzir a máquina pública, fato é que a governadora tem conseguido apresentar resultados na ponta, ou seja, tirado do papel medidas que têm impacto direto no dia a dia da população.

Entre os mais recentes exemplos, a implantação do Bilhete Único na Região Metropolitana do Recife e a ampliação do programa Morar Bem. As duas ações, a bem da verdade, só ganharam as ruas devido ao esforço feito durante o ano passado para conter despesas ao passo em que fossem realizados novos investimentos.

O resultado desse modelo de gestão no setor econômico foi observado no crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco. Apesar do índice, o cenário foi lido como uma evidente demonstração de reação da economia estadual segundo o presidente da Condepe/Fidem, Jaime Prado. O saldo soma-se à redução de cerca de 3% nas despesas correntes em 2023, que, em números, pode ser traduzida em algo na casa dos R$ 680 milhões.

Ao reverter o déficit fiscal do estado, Raquel ganha fôlego para fomentar medidas voltadas ao aumento da competitividade local em relação aos demais entes federativos do Nordeste. Na prática, desenha-se um cenário favorável para o incremento na geração de emprego e renda. Cenário esse que pode contribuir para que a governadora venha a ser, em 2024, um dos principais cabos eleitorais a ser disputado por candidatos a prefeito.

Olinda
Responsável pela Fundação Pra Cima, o publicitário Pablo Rocha teve abonada a ficha de filiação ao Partido Liberal (PL), legenda pela qual irá disputar uma vaga na Câmara de Olinda. Ligado à pré-candidata do PL ao Executivo Municipal, Izabel Urquiza, o estreante tem sido considerado como uma das apostas da sigla nas eleições de 2024 na Marim dos Caetés.

União Brasil
A Secretaria de Defesa Social (SDS) do Governo de Pernambuco disse ver indícios de criminalidade no incêndio que atingiu um imóvel do presidente eleito do União Brasil, o advogado Antônio Rueda. O episódio acabou por colocar ainda mais lenha na fogueira que tem consumido o partido nos últimos dias. Coube ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, atribuir ao deputado federal Luciano Bivar a culpa pelo ato. Bivar, por sua vez, refutou as acusações e chamou Caiado de “pigmeu moral”.

Fonte: Falar-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário