segunda-feira, 11 de março de 2024

RADAR POLÍTICO – Sílvio Costa Filho pavimenta caminho para o Senado Federal

Álvaro Porto Canhotinho Sandra Paes Republicanos Sílvio Costa Filho

Determinado a concorrer ao Senado nas eleições de 2026, o ministro Silvio Costa Filho tem demonstrado uma disposição descomunal para fazer para lançar o máximo de candidaturas a prefeito(a) pelo Republicanos. Neste domingo, por exemplo, filiou de uma só tacada o prefeito de Lajedo Erivaldo Chagas e a prefeita de Canhotinho Sandra Paes. Neste último caso a filiação carregou grande simbolismo, uma vez que Sandra é esposa do deputados estadual e presidente da ALEPE Álvaro Porto, politico que apesar de estar filiado ao PSDB de Raquel Lyra já deixou bem claro o afastamento político da governadora.

Embora prefira manter a sete chaves o verdadeiro número de pré-candidatos(as) a prefeito(a) que pretende lançar pelo Republicanos nas eleições deste ano e reafirmar o discurso de que busca ‘qualidade’, não ‘quantidade’ de candidaturas, é certo que Silvio Filho anda arregimentando trabalhando duro para fazer do seu partido o que deve conquistar o maior número de prefeituras, algo que se confirmando, garantirá a ele a musculatura necessária para encarar uma disputa pelo Senado com grande competitividade. 2026 é logo ali!

PRESTÍGIO EM ALTA – Além de contar com um ministro, a filiação de Sandra Paes reuniu dois deputados federais e treze estaduais das mais diversas colorações partidárias, de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e um grande número de lideranças locais. O evento, que reuniu uma multidão de populares, mostrou o quanto Sandra é querida no município. A sua reeleição é líquida e certa!

TÁ DE VOLTA! – Apesar de mais de 30 anos fora da política, o ex-conselheiro do TCE, Carlos Porto, mostrou que não perdeu o jeito. No ato de filiação de da cunhada Sandra Paes ao Republicanos Calos Porto foi ovacionado após um discurso movido pela emoção e que envolveu o público.

GARANHUNS – Tamanha a competitividade e favoritismo do prefeito Sivaldo Albino (PSB) na disputa em Garanhuns, existem rumores de que o deputado estadual e ex-prefeito Izaías Régis (PSDB) já estaria avaliando não encarar a eleição por lá.

EMBATE – O deputado estadual Joãozinho Tenorio (PRD) anda apostando na pré-candidatura do ex-prefeito Thiago Nunes à prefeitura. Caso o projeto siga em frente, ele irá enfrentar nas urnas o prefeito Josué Mendes, de quem até pouco tempo era aliado.

QUEBRA DE BRAÇO – Enquanto o deputado federal Pastor Eurico (PL) trabalha para eleger o filho Eurico Neto como vereador do Recife, o deputado estadual Adauto Santos (PP) está firme com a pré-candidatura do presbitério Emanoel Estanislau ao mesmo posto. Ambos os deputados pertencem à Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Pernambuco, denominação comandada pelo Pastor Ailton José Alves.

RESOLVIDO – A pré-candidata a prefeita de Ribeirão Carol Jordão vai disputar a eleição pelo PSB. Carol, que atualmente é vice-prefeita do município, foi escolhida pelo prefeito Marcello Maranhão para representar o grupo na disputa pela sucessão.

PORTAS ABERTAS – Em entrevista ao Blog, o ministro de Portos e Aeroportos e principal expoente do Republicanos, Sílvio Costa Filho confirmou que está conversando com o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Fábio Aragão sobre uma possível filiação à sigla.

REIVINDICAÇÃO – Com a adesão do Republicanos ao bloco composto pelo PSB e PSOL na ALEPE, o novo grupo mira ampliar a representatividade em comissões como a de Finanças, Orçamento e Tributação; e Constituição, Legislação e Justiça. Antes o Republicanos faria parte de um bloco com o PP. A possível mudança diminui o espaço de governistas nas respectivas comissões.

CARNAÍBA – A pré-candidata a prefeita de Carnaíba Ilma Valério já definiu o futuro partidário. Aliada de Álvaro Porto, ela se filia ao Republicanos no próximo sábado (16).

ALGUÉM RESPONDE ? – Com Sebastião Oliveira e Marília Arraes afinados no estado em relação às eleições deste ano, qual será o destino do Avante e Solidariedade em Serra Talhada? Com Márcia Conrado ou Luciano Duque?

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário