terça-feira, 12 de março de 2024

O peso do PP em 2024 e 2026

O presidente do Partido Progressistas (PP) em Pernambuco, deputado federal Eduardo da Fonte, conseguiu reunir ontem (11), em um único palanque, a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto. Emblemático, sem dúvidas, mas a coisa não para por aí.

A convenção municipal que garantiu ao deputado federal Lula da Fonte o comando da sigla no Recife contou com mais políticos do que público em geral. E não é que a sede do partido, localizada no bairro do Pina, não estivesse lotada. Estava. E é aí que a coisa pega.

Entre representantes dos poderes Legislativo e Executivo nas esferas municipal, estadual e federal, nomes que, hoje, integram tanto a base de apoio ao Campo das Princesas quanto o Palácio Capibaribe, entre eles, Daniel Coelho (Cidadania), Renildo Calheiros (PCdoB), Pedro Campos (PSB) e Fernando Filho (União Brasil).

Apesar de oficialmente integrar a base da governadora Raquel Lyra, recentemente, passou a ser ventilada a possibilidade de o PP vir a apoiar a reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB), apontado como eventual candidato ao Governo de Pernambuco em 2026. A narrativa ganhou força e prova disso foi o comparecimento em peso de atores políticos de ambos os lados.

A partir de agora, recai sobre os ombros de Lula da Fonte a responsabilidade de conduzir as discussões internas sobre o posicionamento que o PP irá adotar nas eleições do próximo mês de outubro na capital pernambucana. Um desfecho que pode ditar as regras do jogo para 2026.

Belo Jardim
O vereador Rômulo Holanda anunciou o fim da carreira política após retirar a pré-candidatura à Prefeitura de Belo Jardim. O delegado disse que a decisão se deu após minuciosa análise das atuais circunstâncias, dando a entender que teria sido motivada pelo índice de aprovação da gestão do prefeito Gilvandro Estrela. Holanda disse então que irá apoiar o nome a ser definido pelo grupo de oposição à atual gestão.

Carpina
A empresária Eduarda Gouveia demonstrou força e capital político ao reunir centenas de pessoas no ato que oficializou sua pré-candidatura à Prefeitura de Carpina e o comando do diretório municipal do Podemos. Entre as autoridades presentes ao evento, mais de uma dezena de deputados estaduais, além de prefeitos e ex-gestores, um deputado federal e um ministro de Estado.

Olinda
A governadora Raquel Lyra (PSDB) garantiu uma chance de sobrevida política ao grupo do prefeito Professor Lupércio (PSD) ao decidir iniciar por Olinda a fase do programa Morar Bem que prevê recursos para reforma de residências de famílias de baixa renda. Poucos dias depois do anúncio, a candidata de Lupércio ao Executivo Municipal, Mirella Almeida, divulgou que irá se filiar ao PSD. A sigla integra a base de apoio do Palácio do Campo das Princesas.

Recife
Presidente do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Partido dos Trabalhadores, o senador Humberto Costa decidiu se pronunciar e pôr um fim nas especulações acerca do apoio ao deputado federal Carlos Veras (PT) para a vaga de vice na pré-candidatura à reeleição do prefeito João Campos (PSB). Humberto reafirmou a preferência por Veras e negou ter considerado o nome de Maria Fernanda Coelho, ex-presidente da Caixa Econômica Federal na gestão de Dilma Rousseff (PT).

Sondagem
Figuras do Palácio do Campo das Princesas estiveram sondando a possibilidade do presidente da Câmara de Belém de Maria, e pré-candidato a prefeito Alexandre Neto, ingressar no PSDB. O fato ocorreu após a filiação do vice-prefeito Beto do Sargento ao Republicanos do ministro Silvio Costa Filho e deixando o partido sem espaço na eleição municipal. Caso a articulação dê certo, Beto do Sargento pode ser o candidato contra o Palácio na cidade.

Fonte: Falar-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário