sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Trabalho de arqueologia não vai atrapalhar cronograma da Arena

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) começaram o trabalho de escavação arqueológica no terreno onde será construída a Arena da Copa, em São Lourenço da Mata. De acordo com os pesquisadores, índios habitavam o local antes do descobrimento do Brasil.

O caminhão laboratório que será usado para o trabalho está quase pronto. Alguns computadores e algumas câmeras já foram instaladas. Mas, do lado de fora, o trabalho começou. Nesta fase inicial os arqueólogos estão fazendo o reconhecimento do terreno e uma análise superficial.

As escavações devem começar nos próximos dias. O solo dos 250 hectares vai ser remexido em busca de objetos deixados pelos moradores mais antigos. A área em que vai ser construída a arena deve ser liberada em 20 dias. A outra parte da área, onde vai ser erguida a Cidade da Copa, pode levar até dois meses para ser pesquisada. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) só autoriza o início da obra depois que o trabalho dos arqueólogos for concluído.

De acordo com o coordenador do Comitê Estadual da Copa de 2014, Ricardo Leitão, a pesquisa arqueológica faz parte do processo de construção da arena e isso não deve atrasar as obras.

“O relatório dos arqueólogos que estão trabalhando na área vai ser encaminhado ao Iphan e constará no processo de concessão da licença de instalação no terreno em São Lourenço da Mata. O cronograma de entrega da arena para a Copa do Mundo de 2014 não sofrerá atrasos. O acordo com a Fifa, por parte do Governo de Pernambuco e por parte do consócio privado que venceu a licitação para construir e gerenciar a arena é de que o estádio estará pronto para operar até o dia 31 de dezembro de 2012”, garante Leitão.


Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário