terça-feira, 31 de agosto de 2010

Secretaria de Saúde inicia ação de combate ao tabagismo

Foi realizada nesta segunda-feira (30), a campanha de combate ao tabagismo em São Lourenço da Mata. A ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde do município teve como objetivo alertar a população sobre os malefícios do cigarro e as doenças causadas por ele. Pela manhã, técnicas da Vigilância em Saúde distribuíram panfletos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), antigo PAM, junto aos pacientes.

A campanha este ano teve como foco principal as mulheres, já que o tema nacional lançado pelo Ministério da Saúde/INCA foi: “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro”. Uma das pacientes abordadas foi a dona de casa Maria do Carmo Rocha de Souza, de 45 anos, que desde os 13 anos fuma cigarros. Embora conheça os males do fumo, ela disse que não consegue largar o vício.

“Já consegui parar de fumar duas semanas, mas devido aos problemas do dia a dia e o estresse, voltei. Sei que ele afeta à saúde, mas não consigo deixar. Mas vou tentar porque depende da vontade da pessoa parar de fumar”, disse confiante ela. Além das mulheres (alvo da campanha deste ano), a Vigilância em Saúde passou orientações também aos homens que foram atendidos no centro médico nesta segunda-feira.

A gerente da Vigilância em Saúde municipal, Joseles Maria Severina disse que o sexo feminino se torna mais vulnerável as complicações acarretadas pelo cigarro. “Devido ao maior número de tecidos que a mulher possui no corpo, isso acaba fazendo com que os demais órgãos sejam atingidos por doenças como o câncer. Por isso, temos que insistir em campanhas como esta para que as pessoas se conscientizem e deixem de fumar”, alertou a gerente.

Nesta terça-feira (31), a ação educativa de combate ao fumo acontece no Colégio Apolônio Sales e também na Escola Leonor Porto, durante os três turnos de aula. Para obter maiores informações e esclarecer dúvidas sobre o tab gismo, o cidadão pode ligar gratuitamente para o Disque Saúde através do número 0800.611997.

Fonte: Prefeitura SLM

Nenhum comentário:

Postar um comentário