terça-feira, 24 de agosto de 2010

Exposição das obras de Abelardo na Estação Cabo Branco foi prorrogada até domingo

A direção da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, decidiu prorrogar, até o próximo domingo, a exposição Amor e Solidariedade, do escultor pernambucano Abelardo da Hora. A mostra foi aberta dia 2 de junho, com a presença do artista, e o encerramento estava previsto inicialmente para o dia 8 deste mês, mas a grande quantidade de pessoas que continuam visitando o evento levou a direção da instituição a estender o prazo. Mais de 40 mil pessoas já viram as obras de Abelardo, em João Pessoa.

Amor e Solidariedade reúne 130 obras, distribuídas nos jardins e no segundo pavimento da Torre Mirante. A mostra celebra seis décadas de arte de Abelardo, de 86 anos, considerado um dos poucos escultores expressionistas de vulto em plena atividade no Brasil, e faz uma retrospectiva das diversas fases do artista, que domina técnicas distintas e passa por temas variados, dentro de uma coerência que o liga às coisas de sua terra, do povo nordestino e das belezas culturais e naturais da região.Abelardo nasceu no ano de 1924 em São Lourenço da Mata (PE). Formado pela Escola de Belas Artes do Recife, conviveu com nomes como Vicente do Rêgo Monteiro e Hélio Feijó. Vanguardista, foi um dos fundadores da Sociedade de Arte Moderna do Recife e um dos precursores da arte cinética no país. É mestre de toda uma geração de artistas pernambucanos de renome, partindo de Francisco Brennand até José Cláudio, Corbiniano Lins, Guita Scharifker, Gilvan Samico e Wellington Virgolino.

Abelardo esteve novamente na Estação Cabo Branco no dia 4 deste mês, data do lançamento do catálogo oficial de Amor e Solidariedade. Duas obras que compõem a mostra foram adquiridas pela Prefeitura de João Pessoa e permanecerão no local. O catálogo tem 137 páginas e traz fotografias coloridas e em preto e branco das 130 obras do artista, entre salvas, pinturas, cerâmicas, desenhos e conjuntos escultóricos, assinadas por Thomas Baccaro.

Os textos do catálogo, em português e inglês, são assinados pelo curador Renato Magalhães Gouvêa, pelodiretor executivo do Instituto Abelardo da Hora (IAH), Abelardo da Hora Filho, pelo diretor da Estação Cabo Branco, Fernando Abath, e pela curadora geral da Estação Cabo Branco, a artista plástica Lúcia França Há ainda uma grade cronológica sobre a vida do escultor, iniciando pelo seu nascimento, em 1924, no município de São Lourenço da Mata (PE), até 2008, quando foi homenageado no Carnaval Multicultural do Recife, no centenário do frevo.

Serviço

Exposição: Amor e Solidariedade
Artista: Abelardo da Hora
Data: Até domingo (29/8)
Local: Estação Cabo Branco
Visitação: Terça a sexta-feira das 9h às 21h, e nos sábados e domingos das 10h às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário