terça-feira, 3 de agosto de 2010

Começa campanha de 2ª dose da vacina contra Polio



Já teve início em São Lourenço da Mata a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite. Desde a última segunda-feira (2) as mães que tiverem filhos com até 5 anos devem levá-los para tomar a segunda dose das gotinhas. A vacina está disponível em todos os 22 Postos de Saúde da Família (PSFs), no PAM, no Posto Aristeu Chaves, no Posto da Av. Dois e no Hospital Petronila Campos, no horário de atendimento de segunda a sexta feira, das 8 às 17 horas. A campanha segue até o próximo dia 14 de agosto.

A meta do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde, é a de que 8.200 crianças do município sejam imunizadas. “As crianças que tomaram a primeira dose da vacina também precisam voltar ao posto e serem imunizadas com a segunda dose”, lembra a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Fernanda Carvalho.

A Secretaria Municipal de Saúde pede que os responsáveis levem o cartão de vacinação das crianças para que seja feita uma atualização. Não existem restrições médicas, e mesmo as crianças doentes, com diarréia e gripe, por exemplo, podem ser vacinadas. A paralisia infantil é uma doença viral aguda que pode ocorrer sob forma de infecção. É caracterizada por febre, mal-estar, e dor de cabeça.

A doença encontra-se erradicada do Brasil desde o início dos anos 90, mas é importante manter campanhas de vacinação anuais, em duas etapas, porque o poliovírus, causador da enfermidade, ainda está presente em cerca de sete nações.

Fonte: Prefeitura SLM

Nenhum comentário:

Postar um comentário