segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A arena um mês depois

Há exatamente um mês começava a obra da arena pernambucana para a Copa do Mundo de 2014. Uma faixa de 52 hectares dentro do terreno de 270 hectares da Cidade da Copa já está isolada por tapumes de concreto. O canteiro de obras do estádio, com iluminação e instalações em contêineres, continua sendo montado no local, após a autorização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), publicada no Diario de Oficial de Pernambuco em 30 de julho. Tratatores realizam a limpeza, ainda em sua fase preliminar, antes da terraplanagem da área onde será construída o estádio com capacidade para 46.214 torcedores, orçado em R$ 532 milhões. Essa segunda etapa só deverá acontecer dentro de dois meses.

Por enquanto, apenas 18 operários estão no dia a dia da obra, mas o número poderá chegar a nove mil empregos no pico, entre diretos e indiretos. Ainda há muito o que ser feito até a conclusão. Tirando a placa oficial da empreitada, na margem da rodovia BR-408, com o nome "Arena Pernambuco", é difícil imaginar que será erguido um estádio em São Lourenço da Mata. A vegetação ainda cobre toda a área exata onde será construído a arena multiuso, próxima ao Rio Capibaribe. Apesar do início tímido, a estrutura local já sofreu um nítido avanço em relação ao mês anterior, quando a equipe do Superesportes esteve no local.

Por sinal, o Superesportes inicia hoje série Diário de uma Arena, com periodicidade mensal com o passo a passo do futuro estádio, a principal obra do estado para o Mundial do Brasil. Cercada de muita burocracia e incerteza quanto ao destino pós-Copa, a praça esportiva começa a se tornar realidade, a 19 quilômetros do Marco Zero do Recife. A cada dia 30 do mês, "aniversário" do início dos trabalhos, será publicada uma reportagem com informações, fotos e números sobre a evolução da edificação, cujo primeiro plano contará com a arena, um estacionamento (com seis mil vagas), um centro de imprensa e uma área para a Fan Fest da Fifa.

Serão 25 meses de muito trabalho no terreno acidentado,com resquícios de Mata Atlântica. Lá, já começam a chegar as máquinas pesadas (tratores, caminhões e empilhadeiras), que vão operar até dezembro de 2012, o prazo máximo para a inauguração, dado pelo próprio governo do estado e pelo consórcio responsável pela obra. A conferir.

Hotsite - Além da edição impressa, a série contará também com o suporte de um hotsite no portal diariodepernambuco.com.br, com vídeos e imagens exclusivas do megaprojeto da Cidade da Copa, além de reportagens especiais relacionadas com a arena, como a viabilidade econômica do estádio (com ou sem os clubes) ou os projetos socioambientais prometidos pelo consórcio liderado pela Odebrecht. O gigante de concreto começou a sair do papel em uma área longe do plano urbano. Agora, fiscalizaremos.
.
Fonte: Diario PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário