quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Moradores de bairro em São Lourenço reclamam de falta de calçamento em ruas

O município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, é cortado pelo rio Capibaribe e em homenagem ao rio, há uma comunidade na cidade com esse nome, o bairro Capibaribe. Infelizmente, no local, existe apenas uma rua, a Ipojuca, que é calçada. As demais são caminho de muita lama e buracos, causando transtornos para a população, que acaba se tornando vítimas de acidentes e doenças.

A obra de calçamento feita há cerca de cinco anos deixou de lado as ruas transversais, que se tornaram perigosas: “minha sobrinha caiu e acabou quebrando o pé”, disse a dona de casa Lenilza Barbosa.

São ladeiras escorregadias. um desafio ao equilíbrio, principalmente para os que saem bem cedo de casa e voltam cansados da escola ou do trabalho.

A dona de casa Severina Batista prefere nem sair de casa. Ficou traumatizada com um acidente: “se vai por ali, cai, sem por aqui, cai. Meu marido estava por aqui e ficou limpando o matinho, caiu, bateu com a cabeça e morreu”.

Abaixo das ladeiras tem o canal onde é lançado o esgoto do bairro. E, nas margens, um caminho cheio de lama.

“Meu menino tem três anos, teve início de leptospirose. Toda vez que a gente vai lá [na Prefeitura], é só papel que a gente recebe e nunca chega nada”, declarou a dona de casa Joice da Silva.

Os moradores lembram que São Lourenço da Mata vai ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, mas, para eles, o maior gol de placa seria o calçamento dessas ruas.

O secretário de Obras de São Lourenço, Ivaldo Beltrão, informou que na semana que vem fará uma limpeza no canal local, mas as obras de calçamento só podem ser feitas no segundo semestre de 2011: “num primeiro momento, vamos resolver a questão do canal, faremos a limpeza. Não posso passar máquina porque, com esse tempo de chuva, não dá. A questão de obras será feita a partir do segundo semestre do ano que vem. No quesito saúde, existe um grande projeto num montante de R$ 30 milhões, que está sendo desenvolvido e, num primeiro momento, serão contempladas áreas do centro. Depois, as outras partes serão contempladas”.

A equipe de reportagem da Rede Globo vai voltar ao local no dia 1º de agosto de 2011 para ver se a situação vai melhorar.




Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário