sexta-feira, 6 de junho de 2014

Grande Recife inicia fase de testes do sistema BRT neste sábado

O Grande Recife Consórcio de Transporte irá iniciar, neste sábado (07), a primeira fase de testes com passageiros do Bus Rapid Transit (BRT) da Região Metropolitana do Recife (RMR). O período de testes do sistema de transporte irá durar cerca de duas semanas e terá apenas a linha Camaragibe/Derby (480) funcionando com ônibus BRTs. A linha funcionará das 09h às 16h até a segunda-feira (09) e, a partir da terça-feira (10), em horário comercial.
Durante o período de testes do BRT Camaragibe/Derby, os ônibus tradicionais da linha continuarão operando normalmente. Segundo o Grande Recife, o tempo de espera estimado pelos BRTs deverá será de, em média, 20 minutos.
Nas semanas de avaliação, o BRT Camaragibe/Derby irá se locomover em regime semi-expresso. O veículo sairá do Terminal Integrado (TI) de Camaragibe e seguirá pelas avenidas Belmino Correia e Caxangá até chegar na praça do Derby, local onde fará retorno com destino ao TI Camaragibe.
Nessa fase inicial, apenas seis veículos BRTs estarão disponíveis ao público e só existirão dois pontos de embarque e desembarque de passageiros. O primeiro deles ficará situado na Estação Derby e o outro na Estação Forte do Arraial, situada em frente ao laboratório Cerpe da Av. Caxangá.
Enquanto estiver em testes, os veículos BRTs irão trafegar pela faixa esquerda das vias e os demais veículos pela faixa da direita, atendendo aos pontos de ônibus situados nas calçadas das vias. A expectativa é de que os BRTs Camaragibe/Derby realizem aproximadamente 21 viagens por dia.
Bairros do Joana Bezerra e Ilha do Leite
Atualmente, a linha Camaragibe/Derby (480) realiza, em algumas viagens, atendimentos aos bairros de Joana Bezerra e Ilha do Leite. Com o início da operação do BRT na linha, quem desejar embarcar no BRT com destino ao bairro do Joana Bezerra deverá descer na Estação Derby, seguir para a parada nº 180161 (localizada na Av. Agamenon Magalhães, em frente à Praça do Derby) e embarcar na linha Ouro Preto/Joana Bezerra (916).
O usuário poderá fazer integração temporal entre essas duas linhas, ou seja, ele terá duas horas para embarcar no ônibus e validar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) sem pagar uma nova passagem.
Para fazer a integração temporal é necessário que o passageiro possua o VEM. É importante frisar que os veículos tradicionais da linha Camaragibe/Derby, continuarão realizando os atendimentos a Ilha do Leite e Joana Bezerra.
Preço das passagens
A tarifa da linha continuará fixada em R$ 2,15. Os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) nos validadores instalados nas estações do Forte do Arraial e do Derby.
Quem não possui o vale eletrônico deverá fazer a troca do dinheiro em máquinas de auto-atendimento, também disponíveis em todas as estações em funcionamento. Na primeira vez que utilizar a máquina, o usuário poderá retirar o VEM Comum gratuitamente, mas para utilizá-lo será necessário fazer uma recarga mínima de R$ 4,00. As máquinas não concedem troco e só aceitam cédulas, portanto, o valor que for depositado será revertido todo em créditos no VEM.
Para orientar os usuários no uso do novo modal, o Grande Recife irá disponibilizar divulgadores que estarão distribuídos no TI Camaragibe e nas estações de embarque e desembarque ao longo do Corredor Leste/Oeste.
Corredor Norte/Sul
O BRT do Corredor Norte/Sul só iniciará sua fase de testes com passageiros no dia 10 de junho. Neste primeiro momento, apenas usuários de comunidades selecionadas pelo Grande Recife conhecerão o novo modal.
A operação aberta ao público em geral só será iniciada no dia 15 de junho, através da linha TI Pelópidas Silveira/Praça da República. Essa linha sairá do TI Pelópidas Silveiras, irá trafegar pela Rodovia PE-22, terá parada na Estação Tacaruna e seguirá até a Estação Praça da República, localizada na Av. Dantas Barreto, no centro da cidade.
A operação do corredor Norte/Sul deverá iniciar com 6 BRTs, realizando 28 viagens, com intervalo de 15 minutos entre um veículo e outro. Esses BRTs atenderão cerca de 500 passageiros, de segunda a sexta-feira, nos horários das 6h às 9h30 e das 16h às 19h30.
Fonte : Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário