sexta-feira, 20 de junho de 2014

Pesquisa releva: 55% dos brasileiros têm pouco ou nenhum interesse nas Eleições 2014

Marcello Casal/ABr
Uma parcela de 26% da população brasileira não tem o menor interesse nas Eleições Gerais 2014. Outra parte, 29% têm pouco interesse; outros 29% têm interesse médio; e apenas 16% estão bastante interessados na ida às urnas. Estes são os resultados da pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 20 de junho, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

Em outubro deste ano, os brasileiros vão escolher representantes para os cargos de presidente da República, governador de Estado, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital. Mas, a pesquisa revela que a maior parte dos jovens e das pessoas com 45 anos a 54 anos não estão interessadas na eleição.
Para chegar a esses resultados, o Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 142 Municípios, entre os dias 13 e 15 de junho. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos. Para a CNI, que encomendou a pesquisa, “os percentuais indicam a insatisfação das pessoas”.
Resultados por faixa etária
Entre os jovens de 16 anos e 24 anos entrevistados pelo Ibope, apenas 12% disseram ter muito interesse no pleito. Esse total somado àqueles que tem interesse médio não alcança nem metade da faixa etária: 43%. Enquanto a soma daqueles que têm pouco ou nenhum interesse é maior que a metade: 57%.

A mesma conclusão aparece na faixa dos entrevistados entre 45 a 54 anos. Ao todo, 41% estão com muito interesse ou interesse médio e 59% com pouco ou nenhum interesse. Somente na faixa dos 25 a 34 anos, a diferença é pouco menor. Neste caso, 48% dizem ter muito e médio interesse e 52% pouco e nenhum.
Escolaridade e regiões
De acordo com o Ibope, eleitores com ensino superior têm mais interesse nas eleições, enquanto aqueles com formação até a 8.ª série do ensino fundamental têm bem menos interesse. No Sudeste, está o menor percentual de interessados nas eleições: 60% dos entrevistados responderam ter pouco ou nenhum interesse e 39% de interessados.

Outra comparação é com eleitores da capital e do interior. Chega a 40%, os moradores da capital com muito ou médio interesse e a 59% os que não estão muito interessados ou não têm interesse. Nos Municípios do interior, 46% estão interessados contra 54% dos que têm pouco ou nenhum interesse.
 Fonte :CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário