quinta-feira, 22 de abril de 2010

I Seminário de Capacitação de Gestores Públicos e Conselheiros de Políticas Públicas de Pernambuco

Nos dias 14, 15 e 16 de abril, São Lourenço da Mata, através da Secretaria de Juventude e de Conselheiros de juventude do município, integrantes da sociedade civil, fizeram parte do I Seminário de Capacitação para Gestores e Conselheiros de Políticas Públicas de Juventude de Pernambuco, realizado em Moreno (Grande Recife). Tendo como tema “Os Desafios para a Constituição de um Sistema de Política Pública de Juventude”, o seminário foi promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Juventude e Emprego de Pernambuco.

O Seminário contou com a participação de 59 gestores, nas esferas municipais, estaduais e nacionais, como também, de conselheiros de todas as regiões do Estado. Não só os gestores, como também, os conselheiros, participaram de palestras elucidativas sobre os temas voltados as Políticas Públicas de Juventude e de grupos de discussões sobre diversos temas referentes ao controle destas políticas e ao orçamento e captação de recursos.

Por fim, houve uma discussão para a criação e implantação do Fórum de Gestores Públicos de Juventude de Pernambuco, onde foram divididos por RDs, no qual a Região Metropolitana teria três cidades representantes para coordenar o citado órgão, sendo o Secretário de Juventude de São Lourenço da Mata, Adalberto Epaminondas Leopoldino escolhido, juntamente com os representantes de Recife e do Cabo, para representarem a Região Metropolitana. Estabeleceu-se, ainda, como meta, a reativação do Fórum de Gestores de Juventude da Região Metropolitana, já ficando pré-marcada, a primeira reunião do fórum metropolitano, a ser realizada em São Lourenço, ainda nesse primeiro semestre.

Além de são Lourenço da Mata, Cabo, Recife (Região metropolitana), mais 9 cidades foram eleitas para coordenar o fórum de gestores de juventude de Pernambuco (Catende, Rio formoso, Paudalho, Altinho, entre outras)

Estiveram presentes também no 1º Seminário de Conselheiros e Gestores Municipais de Juventude em Pernambuco representantes das secretarias Nacional e Estadual de Juventude.

O Secretário de Cultura, esportes e Juventude, Adalberto Epaminondas, frisou: “Este evento foi de suma importância para as políticas públicas voltadas para os jovens. O Governo do Estado de Pernambuco demonstrou mais uma vez sua preocupação em preparar gestores para representar os jovens em seus Municípios.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário